segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Livro O fole roncou! Uma história do forró tem noite de autógrafos nesta segunda-feira em BH

 (Zahar/Reprodução )

  Uma grande reportagem, recheada de histórias de sanfona, suor e chamego, sobre os gigantes do forró. É assim que o jornalista do Estado de Minas Carlos Marcelo, um dos autores de O fole roncou! Uma história do forró, define seu livro, que será lançado nesta segunda-feira em Belo Horizonte, na Livraria Mineiriana.

Escrito em parceria com o também jornalista Rosualdo Rodrigues, do Correio Braziliense, e publicado pela Editora Zahar, o livro reconstitui a trajetória de um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros por meio de episódios marcantes da vida artística e pessoal de nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Anastácia, Antônio Barros, Elino Julião, Jacinto Silva, Abdias, Trio Mossoró, entre outros. 

A partir de mais de 80 entrevistas e documentos inéditos, os autores percorrem dos anos 1930 aos dias de hoje e ressaltam ainda a importância de artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença e Fagner na continuidade dessa história, desdobrada nos últimos anos com o surgimento do forró eletrônico, no Ceará, e do forró universitário, em São Paulo. 

Casos engraçados e dramáticos se alternam com episódios sombrios (a censura nos anos 1970 aos compositores de letras de duplo sentido, pela primeira vez revelada em livro) e com a gênese de sucessos como Procurando tu, Eu só quero um xodó, Severina Xique-Xique Danado de bom. O livro chama a atenção para elementos pouco conhecidos da cultura brasileira, além de contextualizar o surgimento e disseminação dos ritmos nordestinos pelo país, bem como sua relação com a indústria cultural em diferentes momentos.

O fole roncou! Uma história do forró
Lançamento do livro de Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues, nesta segunda-feira, a partir das 19h, na Livraria Mineiriana (Rua Paraíba, 1.419, Funcionários). Informações: (31) 3223-8092

Nenhum comentário:

Postar um comentário