segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

14ª edição do Festival de Vídeo de Pernambuco tem novidades, veja mais aqui no Sertão9


Cinema São Luiz (Foto: Divulgação/Fundarpe)Cinema São Luiz recebe mostra com 69 filmes.
(Foto: Divulgação/Fundarpe) Blog Sertão9
O Festival de Vídeo de Pernambuco estreia sua 14ª edição nesta segunda-feira (3) com um novo nome: FestCine. O evento acontece no Cinema São Luiz, bairro da Boa Vista, área central do Recife, sempre a partir das 19h. Até o próximo dia 8, serão exibidos filmes pernambucanos de curta metragem, finalizados entre 2010 e 2012, digitais ou em 35mm.


A começar com a nova nomenclatura, que se dá aos avanços tecnológicos do setor audiovisual e do crescimento do cinema digital, o festival chega em 2012 cheio de novidades. Os prêmios das duas mostras competitivas, por exemplo, chegam a mais de R$ 73 mil este ano, quase o dobro dos R$ 40,5 mil dados em prêmios no FestCine do ano passado.

A programação será dividida em duas mostras competitivas. A mostra geral é dedicada aos documentários, videoclipes, ficção, filmes experimentais e animações realizadas de forma profissional no Estado. Já a mostra de formação envolve produções de estudantes, documentários e ficções realizadas em instituições de ensino como faculdades, colégios e cursos técnicos.
Foram quase 100 curtas metragens inscritos. A comissão julgadora selecionada para escolher os filmes é formada por profissionais indicados por entidades do setor audiovisual, que analisaram o argumento, criatividade, qualidade técnica e artística das produções. Foram selecionados, ao todo, 69 filmes.
O evento é uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo de Estado, que promove, ainda, oficinas gratuitas de Figurino, ministradas pela designer Bárbara Cunha; Visagismo, ministrada por Marcos Freire; e Realizando em 1 minuto, ministrada pela jornalista Alice Gouveia. Elas ocorrem na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, no mesmo período das mostras competitivas. De acordo com a Fundação de Cultura do Recife, as inscrições já estão encerradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário