domingo, 16 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga: o Rei do Baião, o Rei do Nordeste o cantador do Sertão


Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, Blog Sertão9
Ele é rei, mas a coroa que carrega é em forma de sanfona e o título de reinado é escrito no ritmo do baião. Luiz Gonzaga marcou a história do Nordeste com canções que contam a vida e a cultura do homem do sertão e o 13 de dezembro de 2012, é o dia em que se comemora o seu centenário. O Piauí também é um súdito de toda a obra deixada por este ícone nordestino e é o estado a possuir a 1ª Colônia Gonzaguiana do Brasil.

Nos versos cantados por Luiz Gonzaga, são seis músicas que tratam sobre o Piauí, entre elas, a canção com o mesmo nome do Estado, que evoca versos de saudade e exaltação às terras piauienses: Ai, ai, ai,ai/Que saudades do Piauí/Os anos foram passando/Meu cabelos prateando/Mas esquecer não consegui/Terra onde o sol brilha mais/Não existem dois iguais/Só conheço o do meu Piauí.

Segundo Wilson Seraine, presidente da Colônia Gonzaguiana, o Rei do Baião é cidadão teresinense. “Ele ganhou o Título de Cidadania Teresinense em 1978. Luiz Gonzaga visitava muito nosso Estado, com passagens registradas em Teresina, Campo Maior, Castelo, Picos e outras cidades” explica.

A Colônia Gonzagueana existe há dois anos. Entre as atividades realizadas pelo grupo estão a Procissão dos Sanfoneiros, que acontece anualmente na data em que morreu Luiz Gonzaga, no dia 3 de agosto, e a Missa do Centenário do Rei do Baião, na Igreja de São Benedito.

“Eu nunca vi, no Brasil, um artista ganhar mais homenagens que Luiz Gonzaga. A história do Rei é contata e celebrada em todo território nacional, ele une todas as classes”, afirma Seraine.

Com sucessos como Asa Branca, Baião de Dois, Respeita Januário e Qui Nem Jiló, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é sinônimo de cultura e consagração das tradições nordestina. Luiz é Rei e o povo nordestino é príncipe nos versos do baião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário