sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Moradores de Exu comemoram centenário de Gonzagão



A cultura brasileira tem um motivo justo e nobre para comemorar este 13 de dezembro de 2012. O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, teria completado 100 anos de idade. No sertão pernambucano, os repórteres Francisco José e André Bezerra foram acompanhar os festejos na cidade natal dele.
A cidade de Exu, a 700 quilômetros do Recife, tem 15 mil habitantes. Mas há uma previsão de que 45 mil pessoas vão participar dos cinco dias de festas do centenário.
O comércio está aquecido com a venda de artigos que lembram Gonzagão. Há 100 anos, nascia na vila do Araripe, no sertão de Pernambuco, o menino pobre Luiz Gonzaga do Nascimento, que se tornou um símbolo da Música Popular Brasileira, o Rei do Baião.
Muita gente veio de longe para os 100 anos de Gonzagão.
“Meu pai gostava das músicas dele, meu esposo, também, e eu também gosto muito”, diz a aposentada Raimunda Louzada.
O jovem Gonzaga, do filme "De pai para filho", foi agradecer pela chance de ter interpretado no cinema o seu maior ídolo.
“Tenho um episódio muito marcante em Exu, porque na hora que pisei no mausoléu e fiz o sinal da cruz, o telefone tocou dizendo que eu era um dos escolhidos para o filme”, revela o ator Chambinho do Acordeon.
A comunidade fez o bolo de coco com mais de 100 quilos. “Foi feito, doado e confeccionado pela comunidade”, disse Clemilce Cardoso, parente de Gonzagão.
Na abertura das comemorações do centenário, em Exu, a Orquestra Sinfônica de Teresina, com o cantor João Cláudio Moreno, que tem a voz mais parecida com a de Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário