De 15 a 18 de janeiro, a TV Globo exibe a minissérie ´Gonzaga – de Pai pra Filho´, versão para televisão do longa de Breno Silveira, que levou mais de 1 milhão de espectadores aos cinemas. A minissérie, em quatro capítulos, retrata a relação de dois ícones da música brasileira: o rei do baião, Luiz Gonzaga, e seu filho Gonzaguinha.
No primeiro capítulo, pai e filho se reencontram após vários anos. Gonzaguinha (Julio Andrade) viaja para Exu, em Pernambuco, para tentar ajudar seu pai, levando um contrato de show, mas Gonzagão (Adélio lima) se recusa a assinar. Para tentar se aproximar do filho, ele começa a contar fatos marcantes de sua vida, como seu primeiro amor, Nazinha (Cecilia Dassi), cujo romance foi proibido pelo pai dela, o coronel Raimundo (Domingos Montagner). Após desafiar o coronel e correr o risco de morte, Gonzagão (Land Vieira) foge de Exu e se alista no exército. Oito anos depois, segue para o Rio de Janeiro e, na boateDancing Days, vê pela primeira vez a dançarina Odaléia Guedes (Nanda Costa).
No segundo capítulo, exibido no dia 16, Gonzaguinha (Julio Andrade) continua a entrevistar o pai, e pergunta como ele conheceu a sua mãe. Gonzagão (Adélio lima) conta que, no Rio de Janeiro, tentou no início ganhar a vida tocando fado em bares e também no programa de rádio de Ary Barroso, mas as coisas só começam a melhorar quando troca o fado pelo baião. Com a vida mais estável, ele volta aoDancing Days e tira Odaléia (Nanda Costa). para dançar. Os dois iniciam um romance cheio de conflitos, mas, com a notícia da gravidez da moça, a carreira de Gonzagão começa a decolar. Por outro lado, Odaléia adoece, e o filho, Luizinho, fica sob os cuidados do pai. Após a morte de Odaléia, Gonzagão o leva para morar com um casal de amigos, Dina (Silvia Buarque) e Xavier (Luciano Quirino), no Morro de São Carlos, enquanto viaja para fazer shows. Para tentar refazer sua vida, ele volta pela primeira vez a Exu desde que deixou a cidade.
Gonzagão está no auge do sucesso no capítulo três, que vai ao ar no dia 17, viajando pelo país com suas apresentações. Neste período, ele conhece Helena (Ana Roberta Gualda), uma fã que logo se torna sua assistente pessoal. Os dois se casam, e Gonzagão leva a família para morar com eles. O último capítulo mostra que a passagem do tempo tornou ainda mais dura a relação entre pai e filho. Após anos no colégio interno, Gonzaguinha (Giancarlo Di Tommaso) está cada dia mais diferente de Gonzagão. As desavenças aumentam, e uma nova tentativa de aproximação fracassa. Ele tenta morar novamente com o pai, mesmo com a desaprovação de Helena, mas os dois logo se desentendem. Gonzaguinha sai de casa e jura não mais depender do pai para nada. As lembranças deste período trazem ressentimentos à tona, e o clima entre pai e filho esquenta, mas a conversa franca torna possível a reconciliação. Em 1981, os dois sobem ao palco pela primeira vez juntos.
Com direção de núcleo de Guel Arraes, direção de Breno Silveira, ‘Gonzaga – de Pai pra Filho’ é uma coprodução da Rede Globo com a Conspiração Filmes. A minissérie traz mais cenas de arquivo e o áudio de uma antiga entrevista de Gonzagão em que ele anuncia em um show que vai voltar a morar em Exu, sua terra natal, e cantarola “Pé de Serra”: “Lá no meu pé de Serra/ Deixei ficar o meu Sertão/ ai que saudade eu tenho/ Eu vou voltar pro meu sertão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário