quarta-feira, 6 de março de 2013

Baião em Crônicas: Juiz lança livro que aborda vida e obra de Luiz Gonzaga


Parte do universo “Gonzagueano” está retratado no mais novo livro do juiz de Direito e escritor, Onaldo Rocha de Queiroga, intitulado ‘Baião em Crônicas’. Segundo o autor, “é impossível numa única obra escrever acerca de Luiz Gonzaga, sem que haja omissões sobre sua vida pessoal, como também artística”. Baião em Crônicas será lançado no dia 7 de março, as 19h, na Usina Cultura da Energisa, na avenida Epitácio Pessoa.
O livro traz uma abordagem sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga, desde o nascimento do artista, internacionalmente conhecido como o “Rei do Baião. Por outro lado, o magistrado, que se revela um dos pesquisadores mais atentos e atuais do filho de Januário e dona Santana, demonstra, através de crônicas e fotos, uma boa parte da trajetória de Luiz Gonzaga.
Está tudo no livro. Desde o seu nascimento no Sítio Caiçara, Exu (PE), passando pela infância, adolescência, sua saída do Exu, inclusive exemplificando o motivo, os dez anos de serviço militar no Exército brasileiro, sua baixa na citada carreira militar, a chegada ao Rio de Janeiro, o início de sua vida profissional junto a RCA Victor e nas rádios Nacional e Tamoio.
Onaldo Queiroga revelou que a obra descreve a fase profissional de um dos grandes nomes da música popular brasileira de todos os tempos, sendo como músico, compositor, intérprete, instrumentista, “mostrando-o desde 1941, com o seu lado instrumental, início assim de sua carreira, passando pelo encontro com Humberto Teixeira (1945), onde começa o lado regional de sua obra musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário