segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mazzaropi é destaque na terceira noite do Cine PE, em Olinda


O público modesto talvez tenha sido resultado da forte chuva que caiu na Região Metropolitana do Recife neste domingo. Ainda assim, a plateia presente se fez suficiente para os aplausos calorosos que os filmes exibidos receberam. Na terceira noite do Cine PE, o curta "Alexina - Memórias de um Exílio" e o longa "Mazzaropi" foram alguns dos responsáveis por emocionar e divertir a plateia.
Dirigido pelos pernambucanos Cláudio Bezerra e Stella Maris, "Alexina - Memórias de um Exílio" conta como foi o período em que Alexina Crespo, uma das lideranças de ligas camponesas da década de 60, viveu com sua família em Cuba. Os relatos de Alexina, exilada pelo regime militar, retratam a Cuba daquela época e refletem no atual momento político e social vivido no país.
O longa exibido esta noite foi Mazzaropi, um documentário sobre a vida de Amácio Mazzaropi, um dos maiores atores do cinema brasileiro. Celso Sabadin, diretor do longa, disse que o projeto busca não só um resgate à história de Mazzaropi, mas uma compreensão de sua importância na história do cinema brasileiro.
Mazzaropi, que é o primeiro filme de Sabadin, é uma homenagem ao centenário do ator, comemorado em 2012. A ideia surgiu em 2009, a partir da sugestão de um amigo. A produção contou com uma equipe pequena e durou, aproximadamente, três anos. Depoimentos como o da apresentadora Hebe Camargo, amiga de Mazzaropi, e de Claudio Marques, diretor do Museu Mazzaropi (SP), falam sobre a vida do "adorável caipira", como o ator ficou conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário