terça-feira, 2 de abril de 2013

Musical relembra a história de Luiz Gonzaga, músico que completaria 100 anos no ano passado


Após a entrada dos nove atores no palco, o espetáculo é iniciado. Por eles, é anunciado que ali será narrada uma história que começou "no sertão do Araripe lá pelos idos do século XX". Nos próximos 80 minutos, o público poderá conhecer um pouco mais da trajetória de um nordestino que marcou a produção musical brasileira.
Luiz Gonzaga do Nascimento, Luiz "Lua" Gonzaga ou simplesmente "Gonzagão" nasceu no dia 13 de dezembro, na cidade pernambucana de Exu. Segundo filho dos nove herdeiros do casal Januário dos Santos e Ana Batista de Jesus, ele dedicou mais de quatro décadas à divulgação de seus trabalho. Acompanhado da sanfona, ele introduziu o ritmo do baião à música popular.
Em dezembro do ano passado, o país celebrou o que seriam os 100 anos desde o nascimento do "rei do baião". Em comemoração à data, o também nordestino João Falcão trabalha nos bastidores de "Gonzagão - A Lenda", musical que estreia no final desta semana, no Teatro Iguatemi Campinas. Em temporada na cidade, o espetáculo permanece em cartaz de 5 a 7 e de 12 a 14 de abril, com apresentações na sexta e no sábado, às 21h, e no domingo, às 20h. Os ingressos custam R$ 70.
Para a montagem, Falcão optou por transformar a história de Gonzaga em uma verdadeira viagem musical, a partir da qual o público entra em contato com a construção de um mito. A "lenda do Rei Luiz" é uma mescla entre canções, histórias de amores, e a criação do improvável: o encontro do compositor com o cangaceiro Lampião.
Dentre os sucessos que compõem o musical, estão "Cintura Fina", "O Xote das Meninas", "Baião", "Pau de Arara" e o sucesso "Asa Branca". São mais de 50 canções, sob o comando do diretor musical Alexandre Elias. No palco, a lenda ganha vida com o trabalho de 4 músicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário