quinta-feira, 11 de abril de 2013

Trio Nordestino,lembranças do forró pé de serra aqui no Sertão9


Com 55 anos de estrada, o Trio Nordestino lança disco novo e site com toda a discografia disponível para audição

A atual formação do Trio Nordestino: com 55 anos de estrada, grupo fez shows com Luiz Gonzaga

Em 2013, serão 55 anos de estrada. Literalmente, pois a história do Trio Nordestino inclui não apenas centenas de horas em estúdio, de ensaios e composição de novas canções, mas de shows por todo o País. Fundado em Salvador, em 1958, pelos músicos Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo), o grupo chega à quarta formação com o novo CD "A Bahia do Trio", uma homenagem a sua terra natal.

Atualmente, o Trio é composto pelos herdeiros musicais Luiz Mário, filho de Lindú (triângulo e voz); Coroneto, neto de Coroné (zabumba), e Beto Sousa, afilhado de Lindú (sanfona). Com 14 faixas - sendo oito regravações e seis inéditas -, o novo disco tem direção musical do multi-instrumentista Luiz Caldas, normalmente associado à axé music, mesmo tendo lançado, em 2009, nada menos do que dez CDs, divididos em duas caixas, com composições de samba, forró, MPB, heavy metal (!) e até músicas na língua indígena tupi.

Com "Bahia" do Trio, Caldas volta a reafirmar seu "ecleticismo musical". "O pessoal vincula muito sua imagem ao axé, mas ele curte todos os estilos", justifica Coroneto. A parceria surgiu em 2012, em um dos pontos turísticos de Salvador.

Parceria

"Em maio do ano passado fizemos um projeto de ensaios abertos no Pelourinho, por ocasião do centenário de Luiz Gonzaga (o Trio original chegou a excursionar com o Rei do Baião). Tocávamos músicas nossas e algumas composições dele, sempre com a participação de um convidado, como Genival Lacerda e Targino Gondim. Um deles foi Luiz Caldas, que já conhecia nosso trabalho e acabou nos convidando para gravar um disco em seu estúdio. Daí nasceu uma grande amizade", recorda Coroneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário