quarta-feira, 22 de maio de 2013

Orquestra Sanfônica de Teresina será lançada oficialmente na sexta-feira (24/05)

O que era um sonho, agora é realidade. Estamos falando da Orquestra Sanfônica de Teresina – “Seu Dominguinhos”. Ela vai ser lançada oficialmente nessa sexta-feira (24/05), às 12h, no Teatro do Boi, durante a apresentação da programação junina da Prefeitura de Teresina. A criação da orquestra é uma iniciativa da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FMCMC)
A Orquestra Sanfônica de Teresina conta com 20 sanfoneiros, além dos músicos de apoio que tocam contra-baixo, zabumba, pandeiro e triângulo. A coordenação é do também sanfoneiro Luiz Gomes do Nascimento, mais conhecido como “Peninha”. Ele fala com entusiasmo da novidade. “A orquestra é um resgate de uma classe que andava esquecida. O sanfoneiro é um músico que representa bem a nossa terra e agora vamos ter mais visibilidade, além da possibilidade de renda extra para nossas famílias”, ressalta.
O responsável pela parte musical da orquestra é o maestro Ivan Silva, músico renomado da capital. Ele integra a Orquestra Tamoio, participou da “Cantata Gonzaguiana” com a Orquestra Sinfônica e é professor da Escola de Música de Teresina.
O nome da orquestra é uma homenagem ao músico Dominguinhos, referência nacional no gênero. Os ensaios começaram há cerca de dois meses e são realizados duas vezes por semana, na segunda-feira e na quarta-feira, no Palácio da Música. Nessa quarta acontecerá o ensaio final de apronto para a primeira apresentação oficial, na sexta-feira.
A orquestra conta com músicos de Teresina e de algumas cidades do interior, como Campo Maior e União. Além da diversidade de estilos, chama atenção também a variedade de idades. O grupo conta com sanfoneiros jovens, como o pequeno Isac do Acordeon, com apenas 10 anos, mas também tem veteranos, como Francisco Alves, o “Muriçoca”, com 63 anos, um dos mais velhos da orquestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário