terça-feira, 2 de julho de 2013

Alvorada de fogos dá início aos festejos pela Independência na Bahia,aqui no Sertão9

A Independência do Brasil na Bahia completa 190 anos nesta terça-feira, mas os festejos seguem até sábado (6). Em junho, a presidente Dilma sancionou a lei que inclui o Dois de Julho como data histórica do calendário de efemérides nacionais.
Apesar da Independência do Brasil ter sido declarada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, na Bahia o exército português ainda resistia, dominando o território.
Somente um ano depois, em 2 de julho de 1823, a Bahia se tornava independente de Portugal. Para celebrar a data, foi criado o Hino ao 2 de Julho, de autoria do militar baiano Ladislau dos Santos Titára.Após o hasteamento da bandeira do Brasil, o hino ao Dois de Julho é executado, dando início ao cortejo que desfila pelas ruas do centro de Salvador em direção ao Terreiro de Jesus e à Praça Municipal, onde termina a primeira parte do desfile, no Centro Histórico de Salvador.
À tarde, haverá o hasteamento da bandeira da Bahia no Forte São Marcelo e a homenagem aos heróis da Independência na Câmara Municipal.
Depois, o cortejo sai em direção ao bairro do Campo Grande. As atividades serão finalizadas com execução do hino ao Dois de Julho pelas bandas da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário