terça-feira, 6 de agosto de 2013

Maranhão deve receber mais de 4 mil cisternas até fim de agosto





“Era uma agonia danada pra conseguir água boa pra beber”. Assim o criador de porcos Raimundo de Souza, de 63 anos, relembra a situação em que sua família vivia há algum tempo. Ele estava na parcela da população maranhense que ainda têm que captar água da chuva em baldes e botijões de gás, cavar poços ou esperar o caminhão-pipa para sobreviver.
  •  
Raimundo e a família, que sofriam com a falta de distribuição de água, posam na frente de cisterna (Foto: Carlos Maciel)
Raimundo e a família, que sofriam com a falta de
distribuição de água, posam na frente de cisterna.
A realidade de Raimundo, entretanto, mudou. Ele, que mora no assentamento Santa Bárbara, próximo a Codó, foi um dos 1.015 beneficiados com as cisternas distribuídas na cidade, numa iniciativa do programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. Até agora, 3.814 unidades já foram instaladas em municípios como Anajatuba, Arari, Matões do Norte, Viana e Codó.
Até o fim do mês de agosto, 4.329 deverão estar instaladas, neste que é o primeiro lote de entrega. A quantidade deve chegar a 5.377 e beneficiar 26 mil pessoas, porém ainda não há previsão para a próxima etapa, pois será necessário realizar nova licitação.

“As demais chegarão às áreas rurais gradativamente, levando em consideração as péssimas condições de acesso a algumas comunidades por conta das chuvas”, conta o coordenador da 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Henrique Guelber Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário