domingo, 8 de setembro de 2013

Aos 401 anos, São Luís é fonte de inspiração para a música

Grupos de bumba-meu-boi serão atração na IX Festança Junina (Foto: Divulgação)

Foi exatamente nesses elementos que César Nascimento homenageou com sua composição a cidade que ele diz ter sido 'abraçado' e abraçar para sempre. A canção conta um pouco da São Luís romântica, da Ilha do Amor, como também é conhecida, por sua riqueza natural que encanta, por seus poetas que tanto enalteceram o amor em verso e prosa, pelo seu povo caloroso, que faz da cidade um permanente coração palpitante.

Ele nem imaginava que a música pudesse se transformar em algo tão emblemático e que hoje pudesse fazer parte das canções maranhenses que marcaram nos últimos anos. "A música, que virou uma espécie de hino para a cidade, chegou pelo violão, sem eu pensar em nada, sem o propósito de fazer uma composição. Eu nunca procurei entendê-la, mas ela tem alguma coisa com ela que toma conta. Já toquei a música em outros lugares e é impressionante como as pessoas curtem. São Luís tem uma magia impressionante, uma energia tão gostosa. A música passa isso, com uma linguagem simples, mas contagiante".“Ah, que ilha inexata, quando toca o coração. Eu te toco, tu me tocas, cá nas cordas do violão. E, se um dia eu for embora para bem longe deste chão, eu jamais te esquecerei São Luís do Maranhão”. O trecho da música 'Ilha Magnética', interpretada pelo cantor César Nascimento, é a descrição da relação afetuosa que o artista criou com a cidade que o acolheu na infância. São Luís, que além de magnética é considerada ‘do Amor’ e também a 'Jamaica Brasileira', neste dia 8 de setembro completa 401 anos de fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário