sábado, 21 de setembro de 2013

Gonzaguinha é homenageado no Ensaio, na TV Cultura

programa Ensaio  deste sábado (21), às  23h15, na TV Cultura, presta homenagem ao compositor e cantor Gonzaguinha, que se estivesse vivo completaria 68 anos de idade no dia 22 de setembro.
O programa foi gravado  no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, no ano de 1990, seis meses antes de sua morte trágica em um acidente de carro. Na conversa com o apresentador Fernando Faro, Gonzaguinha fala sobre  o início da carreira, a ditadura militar, os festivais de música, sua relação com os pais e relata detalhes da vida de Gonzagão. 
O compositor ressalta seu amor pelos quatro pais: Luiz Gonzaga e a cantora Odaleia Guedes, os biológicos, e Dina (Leopoldina de Castro Xavier) e Xavier (Henrique Xavier), os de criação. Ele explica que apesar de ser filho do rei do baião, foi com Xavier que iniciou sua vida musical. “Eu sou  feliz não por que me chamo Luizinho, mas porque tenho o privilégio de ter quatro pais. Minha mãe morreu, mas me deixou nas mãos de pessoas maravilhosas. Eles me ensinaram  a ter paciência comigo e  a conquistar meus objetivos. E foi Xavier quem abrigou meu pai Gonzaga no Rio de Janeiro”.
mãe Odaleia é lembrada como uma excelente compositora e cantora, que se apresentou ao lado de Elizeth Cardoso. “Era uma pessoa muito valorosa, moleque como eu, pois aos 16 anos saiu de casa para batalhar seus objetivos”.
Gonzaguinha conta que sua infância no Morro de São Carlos transcorreu ao som de Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, Jamelão e Pafúncio. Para ele, ser criado no morro foi fundamental para driblar a censura que sempre vetava suas músicas. “Não vamos entender nunca os critérios que passavam na cabeça dos censores. Tive muitos títulos vetados, mas com paciência sempre consegui fazer o que queria. Menino de morro nunca desiste”, declara o compositor.
O músico relembra o II Festival Universitário de Música Popular da Tupi, quando venceu com a canção O Trem, sob vaias. “Sou um dos 10 mais vaiados.  Acompanhado do Dominguinhos venci o festival”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário