quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Produção de frutas no Sertão não deve ser afetada pela estiagem


Mesmo com a seca prolongada no interior de Pernambuco, as exportações de frutas do Vale do São Francisco, no Sertão, não devem ser afetadas. A região é uma dos maiores produtoras de frutas do país e detém, por exemplo, 98% das exportações de uva, produzidas em uma área de 10 mil hectares, e 85% de manga do Brasil, criadas em 35 mil hectares. O pico da safra é justamente no segundo semestre do ano, quando 80 mil toneladas das duas frutas devem seguir para outros países.
O presidente da Câmara de Fruticultura do Vale do São Francisco, Edis Matsumoto, espera que, mesmo com a estiagem, as vendas continuem boas para o mercado internacional. O foco maior é na Holanda. "A Holanda, na verdade, é o grande porto de entrada da Europa. Muita fruta entra por lá e é distribuída para todo o continente. São feitas também algumas venda diretas para a Alemanha, Espanha, Escandinávia", afirmou ele.
No auge da produção, as frutas movimentam vários setores. O gerente operacional Josué Lima Neto trabalha em uma empresa responsável pela regularização da exportação e comemora a larga produção de frutas. "Por conta do câmbio valorizado, favorece muito o mercado exportador. Temos pelo menos 40% de aumento na operação", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário