quinta-feira, 3 de outubro de 2013

139 municípios baianos encontram-se em emergência por causa da estiagem

63.700 pequenos produtores no Nordeste receberam auxílio do Bolsa-Estiagem
A Defesa Civil reconheceu, nessa quarta-feira (2/10), situação de emergência em 139 municípios atingidos pela seca na Bahia.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, em procedimento sumário declarado pelo secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Viana.
Com o decreto, os municípios poderão solicitar recursos federais para combater a estiagem. A presidente Dilma Rousseff destacou que "o governo vem combatendo de maneira efetiva os problemas da seca no semiárido brasileiro". Ela citou os investimentos de R$ 330 milhões na região e as barragens de Oiticica e Umazeira, além do Ramal do Apodi – que faz parte das obras de Transposição do Rio São Francisco. O ramal é um canal de 116 quilômetros que vai pegar água do São Francisco, na barragem de Caiçara, no Ceará, onde fica o final do Eixo Norte, e levar para a barragem de Apodi, no Rio Grande do Norte.
As afirmações foram feitas durante entrevista às rádios Nordeste Evangélica AM e 96 FM, do Rio Grande do Norte. “Estamos fazendo mais 14 obras aqui no estado: 9 sistemas de abastecimento de água para os municípios de Açu, Caicó, Caraúbas, Encanto, Jardim de Piranhas, Portalegre, São João do Sabugi, e em comunidades à margem da Barragem Santa Cruz do Apodi, em comunidades rurais”, desse.
Dilma Rousseff destacou também a ampliação do sistema de abastecimento de água no Porto do Mangue e na comunidade do Rosado e no município de Pendências. “Ampliamos o sistema do porto integrado em Pendências, Macau e Guamaré. E  implantamos também a subadutora de Governador Dix-Sept Rosado e do sistema adutor Umari, em Campo Grande”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário