quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Oficina de Campina Grande fabrica Viola Dinâmica para todo o país

O luthier de Campina Grande atende a artistas como Luis Kiari (que compõe para Maria Gadú) e o músico pernambucano Siba (Foto: Ligia Coeli)
É em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, que funciona uma das oficinas mais conhecidas no país quando o assunto é fabricação artesanal de Viola Dinâmica. O instrumento é famoso pelo som melódico e metálico que acompanha os cantadores e repentistas. O luthier Francisco de Assis Sousa monta no máximo seis peças ao ano, o que confere o caráter de raridade aos instrumentos.  Ele atende a artistas como Luis Kiari (que escreveu canções interpretadas por Maria Gadú) e o compositor e músico pernambucano Sérgio Roberto Veloso, conhecido como Siba. “Recebo muitas ligações de músicos dos Estados Unidos e França. Já vendi instrumentos para Inglaterra também. Os músicos conhecem meu trabalho em congressos ou eventos e me procuram para fabricar os instrumentos”, conta Sousa.
As violas passam por um processo de produção especial que pode durar até oito meses. “É uma fabricação totalmente artesanal. É um instrumento de autor, de alma. A ideia é que o luthier possa escolher desde a madeira até o acabamento, para imprimir personalidade à peça”, diz ele, que mantém a oficina na própria casa.  Segundo o luthier, que é autodidata, a cidade apresenta um potencial cultural pulsante, o que facilita a divulgação da sua arte. “Campina Grande tem uma tendência em se sobressair quando o assunto é arte, assim como também é destaque na tecnologia. O nosso potencial artístico é riquíssimo”

2 comentários:

  1. Boanoite Parabens. Meu Deus miajude compra uma viola denamimca meu sonho

    ResponderExcluir
  2. Boanoite Parabens. Meu Deus miajude compra uma viola denamimca meu sonho

    ResponderExcluir