quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Filme 'Gonzaga' é o grande vencedor do Prêmio do Cinema Brasileiro

Cartaz de Gonzaga: de Pai para Filho, filme de Breno Silveira (Foto: Divulgação)Cartaz de Gonzaga: de Pai para Filho, filme de
Breno Silveira (Foto: Divulgação)
O filme “Gonzaga de pai para filho”, de Breno Silveira, foi o grande vencedor do XII Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Com 15 indicações, o filme venceu em 5 categorias: melhor longa-metragem de ficção; melhor direção; melhor ator; melhor ator coadjuvante; e melhor som.
Já "Raul - o início, o fim e o meio", de Walter Carvalho, faturou quatro prêmios: melhor documentário, melhor montagem de documentário, melhor direção de arte - este último dividido com "Xingu" e "Heleno", além de ser eleito melhor documentário pelo voto popular.
Outro filme bastante premiado foi "Heleno", de José Henrique Fonseca, com quatro troféus: melhor direção de fotografia; melhor direção de arte; melhor figurino; e melhor maquiagem.
Dira Paes foi eleita melhor atriz, por sua atuação em "À beira do caminho", enquanto Júlio Andrade levou o equivalente masculino com seu trabalho em "Gonzaga de pai para filho".

A grande homenageada deste ano foi a atriz Ruth de Souza, que começou sua carreira nos palcos em 1945, sendo a primeira atriz negra a se apresentar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e estreou no cinema em “Terra violenta”, de 1948. Souza foi ainda a primeira brasileira a receber uma indicação a um prêmio internacional, o Leão de Ouro em Veneza, em 1954, por “Sinhá moça”.

Outras homenagens foram feitas ao falecido diretor, produtor, roteirista, professor e assistente de direção Roberto Santos e ao crítico Ismail Xavier, que receberá o Prêmio Especial de Preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário