sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Grupos de pastoril, reisado e boi do CE se apresentam no Dragão do Mar

Mestre Zé Pio e o Boi Ceará (Foto: Boi Ceará/Divulgação)Mestre Zé Pio e o Boi Ceará (Foto: Boi Ceará/Divulgação)
A partir desta sexta-feira (3) até domingo (5), grupos tradicionais de festejos natalinos se apresentam no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Na Mostra Ceará Natal de Luz, os grupos levarão a tradição do pastoril, boi, reisado, lapinha viva, presépio, fandango e dramistas. Foram selecionados segmentos de Fortaleza e outras sete cidades do estado: Amontada, Canindé, Cascavel, Crato, Paracuru, Quixadá e Senador Pompeu.
Nessa edição da Mostra Ceará Natal de Luz, a novidade é a homenagem ao Mestre Zé Pio, do Boi Ceará, reconhecido pelo Governo do Estado como Mestre da Cultura Tradicional Popular do Ceará. Por ser um dos primeiros diplomados no segmento de ciclos natalinos, Mestre Zé Pio vai receber homenagem e se apresentar na abertura do evento.
José Francisco Rocha, o Mestre Zé Pio, começou a brincar no bumba-meu-boi aos três anos de idade e, atualmente, coordena o Boi Ceará, grupo fundado em 1943 pelo Mestre Assis, no Carlito Pamplona. Entre as figuras do grupo, o Baliza, índios e índias, cordão Azul e o Vermelho e a figura hilária do Mateus. Entre os ritmos encontrados na brincadeira estão valsa, xote, samba, marcha e ciranda. Mestre Zé Pio desenvolve um trabalho social com crianças do Bairro da Goiabeiras, ensinando a cultura do Bumba-Meu-Boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário