quinta-feira, 15 de maio de 2014

Campina Grande sedia "Oscar do Forró" : o Troféu Gonzagão



Os primeiros acordes ...
Uma sanfona, um zabumba, um triângulo, o tocador. Era arrasta-pé no topo da serra.Foi de lá, que ecoou o baião. Daí por diante o forró tomou conta do arraiá, invadiu o pé-serra, fugiu da seca e migrou para o sul levado pelos icônicos paus-de-arara.Fez das feiras livres sua latada, na puxada do fole estava a garantia do "ganha pão". 

Assim como o nordestino, o forró também é um forte. Se reinventou, se vestiu de gala e hoje é estrela de primeira grandeza nos grandes palcos brasileiros. É em Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo, que se realiza o maior encontro de forrozeiros do mundo: o Troféu Gonzagão. A megalomania, típica campinense, se justifica com base nos números. Já imaginou uma noite na qual estão reunidos no mesmo local mais de cem artistas forrozeiros de renome nacional e internacional? 

A noite de gala do forró reúne importantes expoentes da música nordestina a exemplo de Elba Ramalho, Nando Cordel, Anastácia, Flávio José, Dorgival Dantas, Zé Calixto, Alcione, Ton Oliveira, Onildo Almeida, João Gonçalves, Lucy Alves, Amazan, Alcymar Monteiro, Waldonys, Chambinho, Pinto do Acordeon, Genival Lacerda entre muitos outros. Neste ano, o evento homenageia o pernambucano de Garanhuns: o mestre Dominguinhos. Artista iluminado que representou e sempre representará uma de nossas maiores expressões musicais: o forró.

Na oportunidade, serão alvo de homenagens artistas como: Anastácia, Nando Cordel e Elba Ramalho pela contribuição à música brasileira através das composições e parcerias de sucesso feitas com Dominguinhos.

O evento acontecerá no dia 21 de maio, às 20h, no Centro de Convenções Francisco de Assis Benevides Gadelha da FIEP, em Campina Grande, na Paraíba. 

Com as bençãos dos Padroeiros...

Considerado como "o Oscar do Forró", o evento criado para elevar e fortalecer o ritmo é fruto da dedicação e amor à cultura nordestina dos ortodentistas Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso: os "Padroeiros do Forró". É isso mesmo. No Nordeste das muitas tradições culturais, há padroeiro em tudo. E porque com o forró tinha e ser diferente? Não podia ser não. Tanto é, que é desse jeito!

"Somos um casal de dentistas e ativistas culturais, profundamente apaixonados pela música nordestina, mais notadamente, o forró. Temos promovido estes eventos anualmente, o que nos credenciam a desfrutar da amizade pessoal com vários destes artistas" destaca Rilávia Cardoso. 

De acordo com Ajalmar Maia, ambos já estiveram presentes em outras importantes iniciativas "apoiamos e tivemos registro nos créditos do filme “O milagre de Santa Luzia” tendo como estrela maior “Dominguinhos” mostrando todos os ritmos da sanfona brasileira". Participamos de entrevista do Globo Repórter em 2007, por ocasião da Homenagem a Dominguinhos no evento “Sanfona Sentida” e também por sermos proprietários de uma das cobiçadas sanfonas pertencentes à Luiz Gonzaga". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário