sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dia do Forró é comemorado domingo,na Paraíba


 Um grande show com a participação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e os grupos Flor do Caroá e Roberto dos Oito Baixos, além de muito “ arrasta pé” e comidas regionais vão marcar o Dia Estadual do Forró. O evento gratuito ocorrerá nesse domingo (1), a partir das 19 horas, no pátio do Centro Turístico de Tambaú, localizada na avenida Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa.

O evento é uma realização da Associação Cultural Balaio Nordeste e tem o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual deCultura (Secult) e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). De acordo com a representante da Associação Cultural, Joana Alves, este ano o evento chega a sua sétima edição e terá um objetivo a mais : divulgar o processo de Registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Joana Alves explicou que há três anos esse registro foi encaminhado pela Associação, pelos Fóruns de Forró da Paraíba, de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). “Para que as Matrizes do Forró se tornem Patrimônio Cultural do Brasil, é necessário articular os diversos agentes para defesa, reconhecimento, manutenção e difusão do forró tradicional enquanto representante da diversidade nacional”, explicou

*Atrações – *Para se apresentar neste domingo estão confirmadas a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que é composta por músicos experientes e alunos da Escola de Música Mestre Dominguinhos. Para esta apresentação, a Orquestra traz ao palco o show “Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste canta a Paraíba” com repertório repleto da boa música nordestina com grandes obras artistas consagrados como Pinto do acordeon, Vital farias Chico César e Sivuca. Todas as canções têm arranjos feitos pelo Maestro Lucilio com a colaboração de alguns dos componentes da Orquestra.

Também está confirmada o grupo Flor do Caroá que é composto por quatro integrantes: João Carlos (sanfona), Zé Adailton (zabumba), Antônio André (Voz e Triangulo) e Haniel Carvalho (Contra-Baixo). O Flor do Caroá tem por objetivo contribuir para a propagação da música popular nordestina e de seus mestres traz para o seu público um repertório recheado de muito xote, xaxado, baião, marchinhas juninas e outros gêneros musicais traduzidos nas músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, João Gonçalves, Biliu de Campina e tantos outros e ícones da música nordestina.

Outra atração confirmada é Roberto dos 8 Baixos. O músico possui dois CDs gravados: “Os Amigos do Forró”, de 2009 com 12 faixas e “Os Amigos do Forró Volume 2”, de 2011, tendo este último 13 faixas, sendo três delas compostas pelo próprio Roberto. Nos shows e nos CDs, o público deleita-se com o forró autêntico de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Marinês, Nando Cordel, Baixinho Calixto, Genival Lacerda, Flávio José, Abdias, Dominguinhos e do próprio Roberto dos 8 Baixos

Nenhum comentário:

Postar um comentário