segunda-feira, 19 de maio de 2014

"Dominguinhos" chega aos cinemas nesta quinta

Dominguinhos se mantém em cuidados intensivos, de acordo com boletim médico - Marcos de Paula/AE
O filme "Dominguinhos", dirigido por Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar entra em cartaz nacionalmente na quinta-feira (22/5), trazendo raras imagens de arquivo do artista com narração feita pelo próprio Dominguinhos e trechos de shows célebres - como uma apresentação muito bem humorada com Dominguinhos e Luiz Gonzaga no palco. Há também duetos com Nana Caymmi, Elba Ramalho, Nara Leão, Gilberto Gil e Gal Costa.
Segundo Mariana Aydar a película irá mostrar um Dominguinhos que pouca gente conhece. “O público irá conhecer um jazzista, improvisador, universal. Virtuoso que nunca estudou música”, revela, observando as singularidades marcantes na obra do exímio sanfoneiro. “Seu refinamento musical, sua universalidade. Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples”, afirma.
Conta ainda que o longa valoriza a experiência sensorial ecinematográfica e se aprofunda nos arquivos de imagem e fonogramas raros, numa viagem conduzida pelo Dominguinhos.
“Ouvimos o próprio falando de sua infância, do pandeiro como seu primeiro instrumento, dos onze dias de viagementre Guaranhuns e o Rio (em 1954), de seu primeiro casamento, de sua parceria de vida e de música com Anastácia, sua segunda mulher, sua mescla de ritmos, de influências. Estão ali registros de Dominguinhos, um músico popular, mas que encanta os eruditos pelo virtuosismo e capacidade de improviso, que passou por todos os ritmos e tendências”, admite.
Já Eduardo Nazarian contou que o processo de realização do documentário durou três anos. “Testemunhamos alguns dos momentos mais marcantes de uma das manifestações mais inspiradas que a música já produziu. Presenciamos encontros e despedidas, esplendores e misérias, ouvimos histórias, lembramos saudades. Vimos Juazeiros, Assuns Pretos e Asas Brancas e todo o sertão nordestino brotar em uma tarde musical com Hermeto Paschoal”, disse, ressaltando ainda que, “escutamos histórias de amizade, da estrada, da vida, de morenas e xodós na conversa com Gilberto  Gil. Fomos no começo, no sertão de tudo, e acompanhamos ate o final, a sua travessia.  Dominguinhos completou seu ciclo. Sua história vai ficar”.
Mariana Aydar acrescentou que a ideia era mostrar o Dominguinhos sertanejo, o menino prédestinado a ser o sucessor de Luiz Gonzaga e o artista popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário