quinta-feira, 28 de agosto de 2014

TRANSPOSIÇÃO SOFRE NOVO ADIAMENTO E FICA PARA 2016



O projeto da Transposição do Rio São Francisco, orçado em R$ 8,2 bilhões e que deveria entrar em operação ainda este ano, sofreu um novo adiamento; o novo prazo, segundo o Ministério da Integração Nacional, prevê a inauguração da meta piloto de 16 quilômetros somente para 2016; o adiamento acontece uma semana após a presidente Dilma Rousseff (PT) visitar o andamento do projeto e gravar imagens dos serviços para o programa eleitoral gratuito de televisão. O projeto da Transposição do Rio São Francisco, orçado em R$ 8,2 bilhões e que deveria entrar em operação ainda este ano, não sofreu sofreu um novo adiamento., segundo o Ministério da Integração Nacional. Ontem, foi veiculada ainformação de que o prazo de entrega da obra seria estendido até setembro de 2016. O novo prazo, segundo o Ministério da Integração Nacional "é referente a renovação das condicionantes de outorga de direito de uso dos recursos hídricos para setembro de 2016 e em nada afeta o prazo de conclusão das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que é dezembro de 2015", disse em nota.
Segundo o Ministério, a outorga na Agência Nacional de Águas venceria em setembro de 2014, por isso foi solicitada a renovação do prazo. Ainda em nota, o Ministério informa que a Meta 1L, de 16 km, localizada em Floresta (PE), já entrou em fase pré-operacional, tendo os seus primeiros seis quilômetros preenchidos com água no canal de aproximação. Ao todo, a obra encontra-se com  62,4% de conclusão. 
A previsão inicial era que os primeiros dezesseis quilômetros da obra seriam acionados até setembro de 2011, sendo que este prazo foi adiado para setembro deste ano. De acordo com o Jornal do Commercio, a Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a nova data não significa necessariamente o término da obra, mas sim o seu uso efetivo, com a água do rio São Francisco correndo pelos canais da transposição.
A obra está dividida em dois canais, os chamados eixos Leste e Norte, cujas obras iniciadas em 2007 estavam orçadas em R$ 4,5 bilhões. Pelo cronograma, os canais deveriam estar operacionais em 2010 e 2012. 

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