segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Feira de São Cristóvão traz a cultura nordestina para o Rio

alt
No Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão, que completa 69 anos este mês, oferece tudo que há de melhor na cultura do Nordeste do país. 
Andando pelos 306 mil m² do pavilhão, você encontra artigos típicos da região como alimentos, condimentos, artesanatos, artigos em couro, cachaças e muito mais. A diversão fica completa com a programação de shows que acontecem simultaneamente nos palcos e praças da feira; além do karaokê, que atrai o público jovem nos finais de semana. 


Tudo começou com barracas do lado de fora do pavilhão - inicialmente construído para outros fins -, quando conterrâneos vendiam produtos trazidos diretamente do Ceará, Pernambuco, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte. Há 12 anos a feira foi para dentro e, hoje, conta com 700 barracas e 300 mil visitantes por mês. Os sabores nordestinos são destaque com pratos como o Baião de Dois, Carne de Sol com Aipim e Buchada de Bode; opções mais que certas nos cardápios dos diversos restaurantes. Para lanches rápidos, tapioca, pamonha, cocada e queijo coalho são algumas das alternativas.


Na Avenida do Nordeste, a Barraca da Chiquita chama a atenção de quem passa na porta. Retalhos, fitas, redes, e até um barco faz parte da fachada do restaurante; cada detalhe foi elaborado pela simpática proprietária, Chiquita. Vinda do Sertão do Ceará e há 35 anos na feira, Chiquita diz ter o maior orgulho de ser feirante. Do seu cardápio, ela indica a Paçoca Pilão, uma mistura de carne de sol assada na brasa com farinha de mandioca, cebola roxa e manteiga de garrafa, e a Feijoada Nordestina, que leva feijão de corda com maxixe, quiabo, abóbora, linguiça e carne seca.


Cada parte da feira conta um pouco desta cultura cheia de costumes e tradições. Os palcos principais levam o nome de dois músicos significativos, Jackson do Pandeiro e o João do Vale. Na programação, forró pé de serra, xote, baião e xaxado embalam as noites de quarta a domingo. As praças Frei Damião e Padre Cícero, outras grandes figuras do Nordeste, também recebem apresentações de ritmos do forró. Na Praça do Repentista, onde pode se ver imagens que remetem às xilogravuras - desenhos talhados na madeira - da literatura de cordel, repentistas e emboladores improvisam versos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário