sábado, 4 de abril de 2015

Elba Ramalho ousa com ritmos ecléticos em novo disco,aqui no Sertão9

Resultado de imagem para elba ramalho 2014
A paraibana Elba Ramalho reina no forró, no frevo e em outros ritmos nordestinos por direitos adquiridos ao longo de 35 anos de carreira. A força de sua música está indiscutivelmente nessa matriz. Nada a impedia, portanto, de se enveredar mais uma vez por velhos caminhos. Mas, para o álbum Do Meu Olhar Pra Fora, o seu 33.º, lançado agora, Elba queria pisar em outros chãos. Não renegou seu Nordeste, claro, só que avançou em direções que lhe deram frio na barriga. Ela canta em francês, rememora Chico Science numa canção contundente do saudoso compositor manguebeat, se aproxima do fado, resgata o rock, balança ao som do reggae. E, ao longo das 12 faixas, há uma alternância entre os sons eletrônicos e orgânicos.
"Queria me desacomodar, preciso parar de plagiar a mim mesma, acho que arriscar na sonoridade é uma consequência natural do trabalho de todo artista", avalia a cantora. "Senão, eu poderia ter feito mais um disco de forró, só o trivial, ou então ter passado minha vida toda gravando Banho de Cheiro 2, 3, 4... Funciona e agrada. Mas acho que, mais no momento de maturidade, a gente se sente confortável para alçar novos voos. Evidentemente que já tenho minha história, mas você ouvir um disco meu e ver ‘puxa, Elba fez umas ousadias aqui’, isso, para mim, soa positivo."
Os produtores Yuri Queiroga e Luã Mattar, filho de Elba, ajudaram nesse processo lhe propondo desafios. Sobrinho do compositor Lula Queiroga, parceiro musical de Lenine, Yuri já havia trabalhado com Elba na produção de seu disco Qual o Assunto Que Mais lhe Interessa?, de 2007. "Acompanhei os trabalhos dele, fui vendo como foi crescendo como produtor." Já com o filho Luã, que estudou música na conceituada Berklee, nos EUA, é a primeira parceria. O convite partiu da própria mãe. Ele topou. E, então, iniciou-se uma reforma para a modernização do estúdio de Elba, em sua casa, no Rio, onde o disco foi gravado. "Se Luã sentiu algum receio, talvez tenha sido até por respeito, mas ele está muito preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário