domingo, 24 de maio de 2015

Eleições 2016: As movimentações começam a esquentar no Sertão

24/05/15 As eleições do próximo ano já estão começando a esquentar nos municípios do Sertão de Pernambuco. Na maioria deles ainda não estão definidos os adversários, mas os nomes começam a surgir. Onde tem o prefeito candidato a reeleição, é a oposição que precisa articular e criar opções viáveis para a disputa, que nem sempre é fácil.

O Brasil vive ciclos de dois anos eleitorais, e este é um dos problemas que a reforma política pretende acabar. Não se tem tempo para administrar, pois existe um constante processo eleitoral, mal acaba uma eleição, começa outra.

Passada a grande mobilização nacional de 2014, há pouco mais de sete meses, a movimentação vai intensificando para 2016, até porque a própria legislação atual exige que os candidatos tenham um ano de filiação partidária, ou seja, até setembro próximo, todos os candidatos de 2016 deverão estar filiados. 

O que acontece agora não é, portanto, precipitado, pois existem fatores como composições de chapas para vereadores, apoios políticos, legendas estaduais que buscam representações municipais, que preparam o pleito vindouro. Em alguns casos, estas situações estão até atrasadas, pois estamos em maio, com pouco mais de três meses para findar esta etapa do processo.

Estamos acompanhando algumas movimentações nos municípios da região, e aos poucos vamos começar a soltar umas notas que mostram que o processo eleitoral em algumas cidades já está pegando fogo, e outras, está em banho-maria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário