sexta-feira, 22 de maio de 2015

Festival de Sanfoneiros se encontram em Limoeiro do Norte,CE

22/05/15 Limoeiro do Norte. Longe do Sertão Pernambucano, onde a sanfona deu voz ao Nordeste, nas canções de Luiz Gonzaga, em meio ao Vale Jaguaribano, o som do fole se mantém vivo, passando de geração em geração. O Festival de Sanfoneiros reúne antigos e novos instrumentistas, num espetáculo de encher os olhos e encantar ouvidos. A programação termina amanhã, 23, com homenagem a músicos e intérpretes do Interior.
O jovem Vinícius Galiza, natural de Limoeiro do Norte, conheceu de perto a sanfona quando tinha apenas seis anos, neste mesmo Festival em 2006. Em seu tempo já eram imortais as canções de Luiz Gonzaga e referências, como a do saudoso Dominguinhos, serviriam de inspiração para aprender os primeiros acordes ainda no mesmo ano. Nesse tempo, ganhou do pai uma sanfona e já em 2007 subiu pela primeira vez no palco do Festival, acompanhando o sanfoneiro Adelson Viana. Não demorou muito para que a irmã, Raquel Galiza, na época com 10 anos, trilhasse os caminhos do irmão, e em 2008 os dois passaram a se apresentar juntos.
Hoje Vinícius e Raquel, "Os Galizas da Sanfona", com 14 e 16 anos, respectivamente, levam a sério a arte que aprenderam e com a música tentam inspirar outros jovens. O forró do sertanejo, pé-de-serra, é o que eles levarão ao palco principal amanhã, a partir das 20h na Praça da Matriz de Limoeiro, quando irão se apresentar com sua banda, no último dia do Festival...

Nenhum comentário:

Postar um comentário