sexta-feira, 29 de maio de 2015

Hoje 29/05 será inaugurado primeiro planetário do interior do Ceará



29/05/15 Juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, o Planetário comporá o Centro de Ensino e Divulgação Cientifica de Sobral – “Parque da Luz”, beneficiando cerca de 1,8 milhão de habitantes da Região Norte.

O governador Camilo Santana, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, e o secretário das Cidades do Ceará, Ivo Gomes, inauguram, nesta sexta-feira (29), às 19h, o Planetário de Sobral. Na solenidade, serão também reinauguradas a pintura da Igreja e a requalificação da Praça Nossa Senhora do Patrocínio.

Segundo o prefeito Veveu, o objetivo do Planetário de Sobral é enriquecer a educação na Região, oferecendo às crianças e jovens uma experiência com a ciência mais completa, atrativa e prazerosa. “Além do forte potencial educacional, o planetário é também uma opção de lazer, que atrairá e beneficiará não só Sobral, como toda a Região Norte”, destacou o Prefeito.

Planetário de Sobral
Localizado na Praça do Patrocínio, o Planetário comporá, juntamente com o Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize, o Centro de Ensino e Divulgação Cientifica de Sobral – “Parque da Luz”, beneficiando 1,8 milhões de habitantes de toda a Região.

O equipamento científico-cutural-pedagógico é composto por um projetor planetário e um projetor digital, ambos da fabricante alemã Carl Zeiss, uma cúpula de projeção de 10 metros de diâmetro e 79 assentos, sendo dois para cadeirantes.

Executado pela Prefeitura de Sobral em parceria com o Governo Federal, o planetário recebeu investimento de cerca de R$5 milhões, entre construção e aquisição de equipamentos. Com a inauguração, o Estado do Ceara passará a ser detentor de 50% de toda a tecnologia existente no País, uma vez que, atualmente, o Brasil possui apenas quatro equipamentos com tecnologia igual ao de Sobral..

Nenhum comentário:

Postar um comentário