sábado, 6 de junho de 2015

O são joão de Caruaru vai homenagear três grandes nomes de Pernambuco

Manuel Eudócio Rodrigues:

Nasceu no Alto do Moura, em Caruaru, no dia 28 de janeiro de 1931, e continua morando no vilarejo até hoje. Aos 17 anos, iniciou efetivamente sua vida de artesão e com a ajuda do mestre Vitalino aprimorou técnicas e desenvolveu traços únicos e marcantes. Seu trabalho é reconhecido nacionalmente, em especial no Rio de Janeiro, São Paulo e na Bahia. Em 2002, o artista tornou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Heleno dos Oito Baixos:

Heleno Veríssimo de Morais nasceu no ano de 1960 no sítio Boqueirão, em Ibirajuba, que fica a 40 km de Caruaru. Durante sua infância, trabalhou na agricultura com seus irmãos. Já com 15 anos, mudou-se para São Paulo. Na capital paulista, tornou-se afinador de sanfonas e graças a essa aptidão passou a ser procurado por sanfoneiros de todo o Nordeste. Em 1991 foi indicado ao Prêmio Grammy. Em 1992 lançou um CD na Alemanha com Duda de Passira. Em 1996 lançou o seu primeiro trabalho solo. Heleno já fez apresentações na Suíça, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Venezuela, Bolívia, Áustria e Japão.

Eduardo Campos:

Eduardo Henrique Accioly Campos, filho do poeta e cronista Maximiniano Aciolly Campos e da ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes de Alencar, nasceu na capital pernambucana Recife, no ano de 1965. Foi secretário da Fazenda do Estado, deputado estadual, federal, e o mais jovem ministro da história à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia. Também foi governador de Pernambuco em dois mandatos, quando teve mais de 80% de aprovação. Em 2014 foi candidato à Presidência do país, mas a disputa foi interrompida com um trágico acidente aéreo que culminou com a morte de Campos e de mais seis pessoas que estavam na aeronave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário