segunda-feira, 29 de junho de 2015

Veja programação completa dos festejos pelo 2 de Julho em Salvador

Cabocla na saída do cortejo do 2 de julho, Salvador, Bahia (Foto: Lílian Marques/ G1)
29/06/15 O tradicional desfile do Dois de Julho comemora os 192 anos da Independência do Brasil na Bahia. As comemorações começam na terça-feira (30), quando o fogo simbólico sai da cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em direção a Salvador. No dia seguinte (1º), a partir das 9h, será realizado o “Te Deum”, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no Terreiro de Jesus.
Na quinta-feira (2), a programação do desfile começa às 6h, em Salvador, quando acontece a alvorada com queima de fogos na Lapinha. Às 8h, é feita a organização do Cortejo Cívico, que se inicia às 9h30 e segue em direção à Praça Thomé de Souza, local onde os carros emblemáticos dos caboclos são recolhidos por volta das 11h30. Guerreiras da Independência
O tema do desfile de 2015 será “Guerreiras da Independência” em homenagem às mulheres que participaram da luta pela libertação, representadas por Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.
A decoração do percurso é assinada pelo artista plástico Euro Pires.
O cortejo irá fazer uma homenagem especial àhistoriadora Consuelo Pondé, às 16h, com uma parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA), instituição que dirigiu durante 20 anos. A historiadora morreu, aos 81 anos, no dia 14 de maio deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário