quarta-feira, 1 de julho de 2015

Primeiras Atrações da 45ª Missa do Vaqueiro é Divulgada

Resultado de imagem para missa do vaqueiro luiz gonzaga
01/07/15 A equipe organizadora da Missa do Vaqueiro de Serrita divulga as primeiras atrações para a 45ª Missa, que será realizada de 23 a 26 de Julho de 2015. As atrações confirmadas é a Banda Arreio de Ouro dia 24 e os Nonatos dia 25 no Parque João Câncio no Sítio Lages. Em Breve divulgaremos a programação completa da 45ª Missa do Vaqueiro aguarde!!!

Admiradores da Cultura nordestina e serritenses aguardam ansiosos à chegada dessa grande festa que movimenta todo o sertão pernambucano. A música "A Morte do Vaqueiro" foi (e ainda é) um hino de louvor de todos os vaqueiros nordestinos. Mas Luiz Gonzaga queria mais. Por isso, junto ao Padre João Câncio dos Santos, realizou a primeira Missa do Vaqueiro, no ano de 1971. O local escolhido para a celebração foi o Sítio Lages, onde o corpo de Raimundo Jacó havia sido encontrado. A data era 18 de julho. Desde então, anualmente, no quarto domingo de julho, vaqueiros de todo o Nordeste se encontram em romaria para renovar sua fé.

Dois anos após a primeira missa, em 1973, Luiz Gonzaga e o Padre João Câncio construíram a estátua de Raimundo Jacó exatamente no local onde o vaqueiro foi morto. E assim, durante muitos anos, o momento era composto apenas pela missa religiosa, celebrada em frente ao monumento. As músicas entoadas na liturgia são todas de autoria do "Doutor do Baião", Janduhy Finizola, como Gonzaga o chamava.

Mas já um ano depois, em 1974, a dupla inaugurou o Parque Nacional do Vaqueiro, hoje de propriedade da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A partir de então, a cerimônia religiosa passou a ser um dos principais eventos do calendário turístico de Pernambuco e a principal atividade econômica de Serrita..

Nenhum comentário:

Postar um comentário