quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Pernambuco: Emoção marca embarque de mais um grupo de estudantes,ao Canadá


02/09/2015 Denis José da Silva, 17 anos, divide uma casa de três cômodos com os pais e três irmãos no município de Ribeirão, Mata Sul pernambucana. Uma realidade bem melhor do que já precisou enfrentar, não faz muito tempo, quando ele e a família sequer tinham um teto para se abrigar. 
A vida difícil não foi impedimento para que o jovem se dedicasse aos estudos. Na manhã do último domingo o pernambucano, que sonha em ser médico, seguiu para o Canadá por meio do programa Ganhe o Mundo. O embarque de Denis e de outros 90 estudantes da rede estadual de ensino, que seguiram para o mesmo país, foi acompanhando pelo governador Paulo Câmara, no Aeroporto dos Guararapes. 
Aluno do 2º ano da Escola Padre Américo Novais, Denis sonha com um futuro promissor. “Quero aprender inglês para, quando voltar, conseguir trabalhos melhores. E também conseguir uma bolsa de estudos lá, numa faculdade”, planeja. Quem também embarcou com muitos sonhos na bagagem foi Francielle Laís, 15 anos, aluna da Escola de Referência João Pessoa Solto Maior, em Sairé. “Minha mãe não teria condições de pagar uma viagem desse tipo. O Governo está sendo maravilhoso dando essa oportunidade para a gente conquistar nossos sonhos”, disse, com um sorriso largo no rosto. Ao destacar que o Ganhe o Mundo “transforma vidas” e “alimenta o sonho de que vale a pena estudar”, o governador assegurou a continuidade da iniciativa. “Queremos ampliar o programa dentro das possibilidades do Estado, porque ele tem feito a diferença, tem ajudado as pessoas a aprenderem uma nova língua e terem contato com uma nova cultura. Tenho certeza que, quando esses jovens voltarem, saberão que podem realizar seus sonhos. Ou seja, vão voltar muito mais determinados e focados. É isso que a gente quer”, afirmou. O chefe do Executivo estadual também ressaltou que o programa abre “novos horizontes” para quem vivencia a experiência do intercâmbio. “Nossa alegria é ver, no rosto de cada um, que eles estão satisfeitos em ver que seu esforço valeu a pena. Eles vão ter uma oportunidade que muita gente não teve e não vai ter, de conhecer outro país, aprimorar uma segunda língua. Isso fará diferença em um mundo tão competitivo como esse em que nós vivemos. Esses meninos - muitos do interior do Estado, a grande maioria - vão poder sonhar cada vez mais alto”, disse Paulo Câmara..

Nenhum comentário:

Postar um comentário