sábado, 3 de outubro de 2015

Punição à Oi: Ligação interurbana grátis no orelhão em Pernambuco

03/10/2015 As chamadas de longa distância nacional (LDN) realizadas a partir de qualquer orelhão de Pernambuco, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não estão sendo cobradas.

A medida vale até abril de 2016 e é uma punição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à Oi, responsável pelos aparelhos. A operadora não está cumprindo com os patamares mínimos de disponibilidade dos orelhões nestas localidades. Vale ressaltar que os mesmos estados também estão com o serviço de ligação para fixo gratuita por uma punição semelhante da Anatel desde abril deste ano.

Conforme determinado no despacho 565/2015, os estados atendidos pela Oi deveriam apresentar disponibilidade da planta de telefones de uso público acima de 90%. Nos casos de localidades atendidas apenas por acesso coletivo, a disponibilidade deveria ser de, no mínimo, 95%. Nenhum dos parâmetros, porém, foram alcançados nos estados citados. Em fevereiro de 2016, novas medições serão realizadas pela agência.

Onde o serviço for satisfatório, a medida cairá em abril. Caso os patamares mínimos continuem não sendo atingidos, a Anatel adianta que em 1º de abril também irá liberar de pagamento as ligações locais para celulares feitas a partir de orelhões.

Através de nota, a Oi informou que está cumprindo a determinação da Anatel de conceder a gratuidade em chamadas locais e de longa distância nacional para telefones fixos, feitas a partir de sua rede de telefonia pública nos estados indicados pela agência, na forma definida e divulgada em seu site na internet. A companhia acrescenta que, como os orelhões da empresa estão instalados em vias e estabelecimentos públicos, sofrem, diariamente, danos por vandalismo..

Nenhum comentário:

Postar um comentário