sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pesquisadores encontram fósseis mais antigos que dinossauros no Piauí e Maranhão

Resultado de imagem para Pesquisadores encontram fósseis mais antigos que dinossauros no Piauí e Maranhão
06/11/2015 A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou que fósseis de anfíbios e répteis de aproximadamente 278 milhões de anos, mais antigos que os dinossauros, foram encontrados em municípios do Piauí e Maranhão. A pesquisa do paleontólogo Juan Carlos Cisneros com outros cinco cientistas estrangeiros são do período Permiano, do final da era paleozoica, e servem como prova de que os continentes eram unidos há milhões de anos. Tanto que alguns dos fósseis encontrados no Nordeste brasileiro já foram achados na América do Norte e África do Sul.  Os fósseis foram achados na bacia do Parnaíba, que já é alvo de outras pesquisas em razão dos troncos petrificados, com os do Parque Nacional da Floresta Fóssil, no rio Poti, em Teresina (PI). Um deles fósseis corresponde ao crânio e parte do esqueleto de um anfíbio arcaico que habitou lagos tropicais no Nordeste. O animal foi batizado de Timonya anneae em homenagem ao município de Timon (MA), onde foi descoberto. De acordo com Cisneros, o animal era carnívoro e lembraria uma salamandra aquática e uma enguia. 
Outra espécie encontrada na região de Nazária (PI) e foi batizada de Procuhy nazariensis, nome que na língua timbira significa "sapo de fogo". Trata-se de um anfíbio que vivia submerso na água e cujos fósseis foram achados em uma formação geológica conhecida como Pedra de Fogo.
O pesquisador explica que as duas espécies não eram nem sapos ou salamandras. Os estudiosos acreditam que os animais faziam parte de um grupo já extinto. 
Também foram encontrados um anfíbio de dimensões semelhantes as de um jacaré pequeno, cujos parentes viveram no Paraná e África do Sul, e um réptil parecido com uma lagartixa, que só tinha sido visto até então na América do Norte..

Nenhum comentário:

Postar um comentário