sábado, 6 de novembro de 2010

Luiz Gonzaga é o artista com maior arrecadação de direitos autorais nas festas juninas de 2010

O rei do baião Luiz Gonzaga foi o autor com o maior rendimento de direitos autorais nas Festas Juninas de 2010, de acordo com Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). O levantamento revela que a tradição ainda impera no festejo, mas é seguida de perto pelo sertanejo. As músicas mais tocadas foram “Festa na roça”, “Pula fogueira”, “Olha pro céu”, “O sanfoneiro só tocava isso” e “Quadrilha brasileira”. Segundo o Ecad, mais de 4.600 titulares como compositores, intérpretes e músicos, inclusive seus herdeiros, foram beneficiados pela distribuição no período, recebendo um montante superior a R$ 1,8 milhão.

Mas a tradição nos festejos juninos teve que dividir a atenção do público com o sertanejo universitário. O segundo colocado da lista foi Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba. O artista é compositor de grandes sucessos, como “Paga-Pau” interpretada pela dupla; e também de hits de outros cantores, como “Meteoro”, sucesso na voz de Luan Santana.

No terceiro lugar deste ranking está Tato, do Grupo Falamansa, autor de diversos sucessos, como “Rindo à Toa” e “Xote dos Milagres”. Segundo o Ecad, a época do São João é boa para vários autores que não são conhecidos pelo grande público, já que músicas típicas, como as de quadrilha e baião, não costumam tocar nas rádios durante o ano.

Titulares com maior rendimento em direitos autorais nas festas juninas de 2010*:
1 - Luiz Gonzaga (Gonzagão)
2 - Sorocaba (da dupla Fernando e Sorocaba)
3 - Tato (Falamansa)
4 - Lamartine Babo
5 - Mario Zan
6 - Dorgival Dantas
7 - Euler Coelho
8 - Alberto Ribeiro
9 - Zé Dantas
10 - Vitor Chaves

Músicas mais tocadas nas festas juninas de 2010*:
1 - Festa na Roça
2 - Pula a Fogueira
3 - Olha Pro Céu
4 - O Sanfoneiro Só Tocava Isso
5 - Quadrilha Brasileira
6 - Asa Branca
7 - Chora Me Liga
8 - Pagode Russo
9 - Isto é Lá com Santo Antônio
10 - Sonho de Papel

Nenhum comentário:

Postar um comentário