terça-feira, 3 de maio de 2011

MUSEU FONOGRÁFICO DE LUIZ GONZAGA.


O pátio do Museu Fonográfico Luiz Gonzaga em Campina Grande está lotado para a homenagem aos 98 anos de nascimento do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. A programação foi iniciada com uma missa campal celebrada pelo Padre Assis. Neste instante foram iniciadas as apresentações musicais com artistas regionais, entre elas, Amazan, Biliu de Campina, Cicinho “o Vaqueiro do Forró”, João do Pife e seus Cabras, Grupo Xamego, Rangel Junior e Jorge Ribbas, entre outros artistas, que trarão o melhor da música regional com repertório variado.
Dois livros sobre a vida de Luiz Gonzaga serão lançados nesta noite. O primeiro deles, “Homenagens Especiais ao ‘Eterno’ Rei do Baião”, é de autoria do escritor cearense José Marcelo Leal. O segundo, “O Rei e o Baião”, escrito por Bené Fonteles, é patrocinado pelo Ministério da Cultura (MINC) e será lançado simultaneamente nas cidades de Campina Grande, Recife (PE) e Exu (PE).


Museu Fonográfico Luiz Gonzaga - O Museu Fonográfico Luiz Gonzaga foi organizado pelo professor e pesquisador José Nobre de Medeiros que, atendendo a um pedido do próprio Gonzagão, feito em 1988, reuniu sua coleção de recortes de jornal, vinis, instrumentos e roupas numa pequena casa e transformou em peças de um museu particular, na Rua Costa e Silva, no bairro do Cruzeiro.
Todos os objetos expostos no local foram adquiridos pelo próprio professor com recursos próprios. Hoje, o espaço é considerado o maior museu fonográfico a abrigar a obra gonzaguiana - superando, inclusive, o Museu do Baião instalado em Exu, terra natal do artista - e uma referência nacional na preservação e divulgação do talento dos músicos de origem nordestina da MPB.
Além de discos, CDs, fitas cassetes e até discos de cera de carnaúba (antecessores dos discos de vinil), alguns pertences de Luiz Gonzaga, a exemplo de sanfona, jibão e blusões, também estão expostos, bem como 250 pôsteres, 25 livros, oito monografias, três dissertações de mestrado e três doutorados, 150 entrevistas, 14 filmes e mais de 500 jingles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário