sexta-feira, 20 de maio de 2011

Parque Aza Branca e antiga casa de Januário são patrimônio de Pernambuco


Locais abrigam grande parte da história de Luiz Gonzaga e abrigam ainda o Museu do Gonzagão e a Casa de Luiz Gonzaga, além do mausoléu do Rei do Baião

Divulgação
Foto: Divulgação
O Conselho Estadual de Cultura aprovou, por unanimidade, o tombamento do Parque Aza Branca e a casa do seu pai, Januário, em Exu - cidade natal do Rei do Baião. Após homologação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), os locais agora são cultural de Pernambuco. Os locais abrigam grande parte da história de Luiz Gonzaga do Nascimento, o pernambucano que fez o Brasil conhecer o cotidiano do povo nordestino, estão agora sob os cuidados do poder público.

A ação de tombamento, iniciada em julho de 2007, contempla os 30,6 hectares do parque, que abriga o Museu do Gonzagão e da Casa de Luiz Gonzaga, e a antiga casa onde viveu seu pai, localizada na Vila da Fazenda Araripe. Com o tombamento definitivo, ambos os locais começam a receber intervenções da Fundarpe.

Além do Museu do Gonzagão e da Casa de Luiz Gonzaga, o parque abriga também outras instalações, como o Ponto de Cultura Alegria Pé-de-Serra, o mausoléu de Gonzagão (onde se encontram os restos mortais do Rei do Baião), dois palcos para eventos e ainda duas pousadas, denominadas Santana e Januário - em homenagem a sua mãe e a seu pai. Abrigando um cenário típico do Sertão pernambucano, o parque conta ainda com um viveiro de pássaros da espécie asa branca, além de juazeiros e cactáceos distribuídos por todo o local.

Já a antiga Casa de Januário é o mais antigo testemunho da vida do Rei do Baião. Situada na vila da Fazenda Araripe, a casa, feita de taipa, guarda as lembranças do tempo em que Luiz Gonzaga partiu da cidade, retornando apenas em 1946. Foi justamente o reencontro com o seu pai que originou a música “Respeita Januário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário