quinta-feira, 19 de maio de 2011

Marinês é a homenageada do ‘Troféu Gonzagão”

O Centro de Ortodontia Integrado promove mais uma vez o evento que já se constituiu no marco inicial dos festejos juninos em Campina Grande: “Troféu Gonzagão”.


Com a repercussão que alcançou, conquistou espaço na mídia local e nacional, na vida cultural da cidade e é aguardado com expectativa por todos os que tiveram a oportunidade de vivenciar momentos espetaculares e emocionantes nas homenagens aos nossos artistas da grandiosa nação forrozeira nordestina.

Nada disto seria possível sem o apoio decisivo do grande parceiro e incentivador cultural Buega Gadelha, Presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba).

Este ano, o Troféu Gonzagão terá a versão ”Marinês, a rainha do Xaxado”, com o apoio cultural do Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba.

Marinês é uma das vozes mais importantes da música nordestina. Nascida em Pernambuco, filha de um ex-cangaceiro, ainda criança mudou-se para Campina Grande, onde tomou contato com a música de Luiz Gonzaga, que passou a reverenciar.

Com 10 anos de idade, cantava em programas de calouros, com grande audiência. Trabalhou na Rádio Borborema, em Campina, onde conheceu o sanfoneiro Abdias, com quem se casou aos 14 anos.

Em 1955 conheceu Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, fato que mudou totalmente a sua vida.

Gonzagão passou a apadrinhar Marinês e seu grupo até que, em 1956, incorporou-os à sua produção.

Marinês tinha a maior afeição por Campina Grande e dizia que Campina lhe “deu o colo e eco para a sua voz”.

O evento acontecerá no dia 25 de maio, às 20 horas, no Centro de Convenções Francisco de Assis Benevides Gadelha da FIEP, onde se comemorará o Dia da Indústria.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário