domingo, 26 de junho de 2011

As Melhores festas do São João no Brasil,em 2011


O São João em Caruaru (PE) disputa com o de Campina Grande (PB) o título de maior e melhor do país. A festa imita os Carnavais da Bahia, com a apresentação de blocos e trios elétricos nas ruas. Os participantes vestem abadá – roupa típica dos Carnavais de Salvador (BA) -, mas, em vez de Axé, a música tocada é o forró. A festa tem concurso de quadrilhas, bonecos gigantes e balões de até quatro metros. No Estado de Pernambuco, as cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Sairé e Arcoverde também fazem grandes festas.

Show de Genival Lacerda, em Caruaru (PE)

Show de Genival Lacerda em Caruaru (PE), "a capital do forró"
Em Campina Grande, onde há a maior comemoração de São João da Paraíba, os festejos são organizados em espaços públicos, como o Parque do Povo, que tem quase 43 mil metros quadrados, e o Parque Evaldo Cruz – atual Centro de Cultura e Arte Marinês.
As prefeituras estimam que as festas em Campina Grande e Caruaru recebam cerca de 1,5 milhão de pessoas a cada ano.

Trem do Forró

O Trem do Forró, que vai de Recife a Caruaru
Na Paraíba e em Pernambuco, uma novidade atrai a atenção dos turistas – um passeio ferroviário ao som de forró. Tem o Trem do Forró, que vai de Recife ao Cabo de Santo Agostino (a 42 km de distância), e o Expresso do Forró, que vai de Campina Grande (PB) ao distrito de Galante (a 18 km da capital paraibana).

Grupo de forró pé-de-serra, em Campina Grande

Grupo de forró recebe turistas que vêm no
Expresso do Forró, em Campina Grande
Nos vagões, há música ao vivo, e os passageiros fazem a viagem ao som deforró pé-de-serra (tradicional). Também são recepcionados com festa quando chegam às cidades de destino. As passagens custam R$ 70 (Trio do Forró) e R$ 40 (Expresso do Forró).
Na Bahia, pelo menos 23 cidades do interior fazem grandes festas de São João – Amargosa, Barra, Barreiras, Cachoeira, Camaçari, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Entre Rios, Irecê, Ilhéus, Itaparica, Itapetinga, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Maragogipe, Paulo Afonso, Piritiba, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde e Serrinha. Em Salvador, capital do Estado, também há grandes festas em clubes e quadras da periferia, mas a comemoração é mais tradicional no interior.

Quadrilha no Pelourinho, em Salvador

Quadrilha se apresenta no Pelourinho, em Salvador (BA)
Nos bailes, em vez das inocentes cantigas populares e de estrelas como o músico e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912/1989) e o acordeonista (sanfoneiro) paraibano Sivuca (1930/2006), os palcos dão lugar a bandas com nomes curiosos - “Mastruz com Leite”, “Caviar com Rapadura”, “Acarajé com Camarão”, “Cacau com Leite”, “Saia Rodada”, “Calcinha Preta”, “Gatinha Manhosa” , “Fogo na Saia”, “Flor de Cactus”, “Limão com Mel”, “Mingau com Cevada”, “Colher de Pau”, “Sarapatel com Pimenta” e “Mulheres Perdidas”.

Show de forró em Cruz das Almas (BA)

Show de forro em Cruz das Almas, na Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário