domingo, 26 de junho de 2011

Quadrilhas estilizadas animam São João de Campina Grande.


Foto:
Quadrilhas estilizadas animam São João de Campina GrandeAmpliar foto
Campina Grande (PB) - Mais de um mês de festa junina, em mais de 42 mil metros quadrados, com a animação de mais de 150 quadrilhas e quase 100 shows. É esta mistura que dá a Campina Grande, no interior da Paraíba, o status de produzir o maior São João do mundo.
Se o título é contestado por Caruaru, em Pernambuco, é inegável que os campineiros se esforçam, e muito, para serem assim reconhecidos.
O esforço dos moradores da cidade, que fica a 131 quilômetros da capital João Pessoa – e só a 143 da rival – é traduzido em um espetáculo que mexe com todos os sentidos.
Por todos os lugares em que se passa, há bandeirolas coloridas, cheiro de fogueira, gosto de canjica – ou de mungunzá, como o prato é conhecido no Nordeste –, ouve-se o embalo do forró pé-de-serra e sente-se a vibração das quadrilhas, que parecem não acabar mais.
E são as quadrilhas o principal símbolo da festa junina em Campina Grande. Com pouco mais de 400 mil habitantes, a dança cumpre na cidade não só o objetivo de animar a festa, mas também de proporcionar lazer e de afastar os jovens da criminalidade.
E se, ao pensar em quadrilha, é “anarriê” a primeira palavra que vem à mente dos campineiros, aos turistas que a cidade recebe nesta época do ano resta apreciar os passos totalmente diferentes exibidos nas apresentações.
Sem “caminho da roça”, “olha o túnel” e “grande roda” – passos da quadrilha tradicional ou “quadrilha matuta” –, os grupos campineiros são embalados por forró e executam coreografias bem mais elaboradas: são as “quadrilhas estilizadas”.
E as apresentações desses passos “estão para Campina Grande como as escolas de samba cariocas estão para a Marquês de Sapucaí e o frevo, para Recife”. A análise é do coordenador de Cultura da cidade, Alexandre Tan.
Tan é responsável pela organização do concurso de quadrilhas, que ocorre no Parque do Povo – local que concentra as atrações juninas da cidade e possui uma infra-estrutura de 42 mil metros quadrados. Neste ano, a disputa terminou na última quarta-feira (18), com a vitória da quadrilha Mistura Gostosa. A avaliação é tão rigorosa quanto à das escolas de samba cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário