domingo, 4 de setembro de 2011

Cidades homenageiam Nossa Senhora das Dores,no Ceará


Grande dia de festividades em Juazeiro é o 15 de setembro, com celebrações a partir das 5 horas (GEÓRGIA SANTIAGO 15/9/2010)
Grande dia de festividades em Juazeiro é o 15 de setembro, com celebrações a partir das 5 horas (GEÓRGIA SANTIAGO 15/9/2010)
Quatro municípios do Estado se preparam para as celebrações do dia de Nossa Senhora das Dores, lembrado próximo dia 15. No Ceará, a “Virgem das Dores” é padroeira de Juazeiro do Norte e Assaré, no Cariri, Senador Pompeu, no Sertão Central, e Croatá, na Serra da Ibiapaba.

Em Juazeiro, a festa da padroeira começou domingo passado, com carreata, caminhada e apresentações culturais. Todas as noites, são realizadas novenas (nove dias de orações) e caminhadas com a imagem a partir de paróquias e pastorais da cidade até a matriz de Nossa Senhora das Dores.

O padre Joaquim de Freitas, pároco da igreja, explica que neste ano a festa vai homenagear cada um dos estados do Nordeste por noite, começando pelo Ceará no dia 7. No dia 13 (terça-feira) está prevista a procissão de carroceiros, que neste ano completa 39 anos.

No dia 15, as celebrações começam às 5h, com canto do ofício de Nossa Senhora, seguida de missa. Às 9h, o bispo diocesano, dom Fernando Panico, preside missa solene. Ao meio-dia ocorre a despedida dos romeiros, com bênção dos chapéus. Às 17h as celebrações são encerradas com caminhada partindo da basílica menor de Nossa Senhora das Dores.

Sem forró
Em Assaré, a festa da padroeira começa dia 7, com hasteamento do pau da bandeira. Durante sete dias, estão programadas caminhadas e missas na matriz.fonte o povo on line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário