sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Missa reunirá 1.500 vaqueiros em Canindé no sertão do Ceará



  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
  
Clique para Ampliar
Os participantes levam bandeiras numa demonstração de civismo e fé pelas ruas de Canindé 

 Santuário Franciscano, frei João Amilton, será o celebrante da missa que acontecerá amanhã

Canindé. Acontece amanhã, a partir das 9h, na Igreja de São Pedro, no Alto do Moinho, próximo a Estátua de São Francisco, a 41ª Missa dos Vaqueiros, como parte da programação da Romaria de São Francisco. Cerca de 1.500 vaqueiros devem participar. A festa foi iniciada no último dia 24 de setembro e terminará no próximo 4 de outubro, com a procissão de São Francisquinho pelas ruas da cidade.

A celebração começou a integrar o calendário da festa em outubro de 1970, por intermédio do já falecido poeta popular Raimundo Marreiro, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje Mestre da Cultura do Estado do Ceará, Dina Maria Martins, responsável por manter viva essa tradição entre cavaleiros da fé. Segundo Dina, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro de 1970, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a cavalgada da fé contou com a presença do inesquecível "Rei do Baião", o compositor e cantor Luiz Gonzaga.

Roteiro

Este ano, os vaqueiros saem do Parque de Exposição Francisco de Assis Bessa Xavier, às 8h, percorre a Avenida São Francisco, as ruas Joaquim Magalhães, Romeu Martins, José Veloso Jucá, Travessa J. Pinto até chegar na Igreja de São Pedro. O percurso total será de 5km, todo coordenado pela Associação dos Vaqueiros de Canindé.

Os vaqueiros, na sua maioria encourados, levam as bandeiras do Brasil, Ceará, Canindé, São Francisco, Santa Clara, da Associação dos Vaqueiros e para simbolizar a harmonia entre eles cada um leva uma bandeira branca pedindo paz entre os povos do mundo inteiro. A 41ª edição da Missa dos Vaqueiros será celebrada por João Amilton dos Santos, pároco e reitor do santuário, e contará com a presença do prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa. "Estamos realizando mais uma edição da maior romaria e a mais antiga a cavalo do Nordeste. Em Serrita (PE), a primeira missa foi em 22 de julho de 1971, celebrada pelo padre João Câncio dos Santos e cantada por Luiz Gonzaga em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado quando voltava de um dia de trabalho no campo. A nossa começou no dia 1º de outubro de 1970. Este ano, esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários Municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco", diz o presidente da Associação dos Vaqueiros, José Cordulino Filho.fonte;DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário