segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sai nova edição de O Eterno Cantador - O Pernambucano do Século, o principal livro das letras de Luiz Gonzaga.



Uma boa nova bibliográfica luiz-gonzaguiana 2011 é 2ª edição do livro Luiz Gonzaga O Eterno Cantador - O Pernambucano do Século [XX], Luiz Arcoverde, Eronildes Mergulhão, seis anos depois da edição original em Olinda-PE, em 2005, em volume único. Esta nova edição sai em dois volumes.

A primeira parte da obra é um apanhado de itens da vida e obra do imortal cantador da Asa Branca, assim como das homenagens dos amigos, de alguns parceiros, Humberto Teixeira, Zé Dantas, Nelson Valença, Dominguinhos, e outros, a sua discografia e musicografia, e outras curiosidades do Rei do Baião, a exemplo da sua ficha de maçon.

A segunda parte do livro, a mais volumosa, reúne mais de quinhentas letras das músicas de Luiz Gonzaga e parceiros, em ordem alfabética, com dados técnicos preliminares, como a autoria da obra e o ano de gravação.

Luiz Gonzaga O Eterno Cantador - O Pernambucano do Século é a primeiro livro nacional do gênero, com letra de música de Luiz Gonzaga. Podemos imaginar o trabalho enorme para realizar tal valiosa garimpagem, ora à disposição dos seus estudiosos e fãs em geral, e com a roupa nova da segunda edição.

Lua universal e eterno

Antes do livro dos professores pernambucanos Luiz Arcoverde, natural de Pesqueira, e Eronildes Mergulhão, de Poção, havia parcas edições de revistas com letras das obras clássicas de Luiz Gonzaga, ou nos adendos das suas biografias e livros outros sobre a sua vida e obra.

“Falar de Luiz Gonzaga é sempre um desafio. Todos que tentaram dissertar sobre o Rei do Baião, falaram pouco. O assunto é inesgotável. Ele é a mais pura tradição dos sentimentos, do suor, da emoção, do sonho e da realidade do povo. O canto de seu Lua é universal e eterno”, diz o escritor Ivaldo Batista, apresentador da obra Arcoverde e Mergulhão.

Fonte:MUSEU LUIZ GONZAGA.

Um comentário:

  1. O Livro do pesquisador Luiz Arcoverde tem grande relevância dentro da bibliografia gonzaguiana por que reúne uma quantidade de músicas que muitos ainda hoje ignoram, informaçoes que só tem as pessoas que partilharam da vida do rei do baião no seu cotidiano.

    ResponderExcluir