sábado, 1 de outubro de 2011

Tijuca com Luiz Gonzaga: Um deleite para quem gosta do popular



Foto: Divulgação
A vida é uma constante. Disso ninguém duvida. Em todos os setores de nossa sociedade fatos e repetem de maneira galopante e no mundo do samba não poderia ser diferente. Existe até uma  máxima do saudoso Chacrinha, que diz que "nada se cria, e sim, se copia".

Risco isso porque o GRES UNIDOS DA TIJUCA, diga-se de passagem, sem qualquer tipo de maquiagem copiativa, resolveu investir num tema que considero puro e genuinamente popular com a cara de um Brasil povo.

Brilhante a idéia do consagrado carnavalesco Paulo Barros sobre o tema enredo Luiz Gongaza. Isso será motivo de mil falatórios antes, durante e depois do desfile.

Não se trata algo inédito nem tampouco coisa do outro mundo. É apenas popular. TIJUCA simplesmente vai descer do MORRO DO BOREL com o tema "O DIA EM TODA REALEZA DESEMBARCOU NA AVENIDA PARA COROAR O REI  LUIZ DO SERTÃO".

Tema mais do que batido. Quase todas as escolas de samba já apresentaram algo sobre a controvertida vida pessoal, social e profissional do famoso Rei do Baião, Luiz Gongaza.    

O último enredo que tenho conhecimento sobre Luiz Gongaza veio do GRES UNIDOS de LUCAS, no Carnaval de 1982, sob o título de "LUA VIAJANTE".

É explicar que Luiz Gonzaga atendia também pelo apelido de LUA. Por isso no título do enredo só foi acrescentado o VIAJANTE.

Na ocasião, esse tema enredo ensejou um samba sensacional, com ares de popularesco, como foi o personagem, assinado pela veteraníssima compositora da escola, a popular Tia Gertrudes,  Zeca Melodia e Dagoberto de Lucas.

O  principal  refrão do samba é tão gostoso, já que traduz o que acontecia nos duelos de sanfoneiros e violeiros lá nos confins da cidade EXU, em Pernambuco. Leva quem o cantar ou ouvi-lo ao completo prazer.

É que o velho Januário (pai do LG), cansado das estripulias do filho Luiz Gongaza na sanfona, cantava tocando a todo instante a sua sanfona: "Luiz, respeita Januário / Respeita os oitos baixos  (sanfona) do seu  pai..."                     

Luiz Gongaza é merecedor de toda nossa admiração. Foi ele, com seus trajes típicos, sanfona e suas músicas mais do que originais, e cheias de autenticidade, que o trouxe sertão musical para o asfalto em seguida ganhando mundo.

Quando Luiz Gonzaga começou a fazer sucesso na Rádio Nacional (a maior emissora da América Latina,  na época), o Brasil em peso só pensava no Nordeste em termos de Lampião, o popular Rei do Cangaço.

A partir da presença de Luiz Gonzaga, o Brasil esqueceu aquele Nordeste de sangue, suor e lágrimas, relegando as lembranças dos sanguinários cangaceiros nordestinos para ficar só ligado nos baiões, xotes e modinhas do nosso LG.fonte srzd

Nenhum comentário:

Postar um comentário