quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

[Leia] Centenário de Luiz Gonzaga começa a ser festejado


Rio - Se estivesse vivo, o sanfoneiro Luiz Gonzaga completaria 100 anos em dezembro de 2012. Mas, apesar de a data oficial do centenário ainda estar longe, as comemorações já se iniciaram ontem no dia nacional do forró, e vão se prolongar por todo o ano que vem. No Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a popular Feira de São Cristóvão, os 99 anos do Rei do Baião foram lembrados com festa. 

As 9h da manhã, a tradicional estátua de Gonzagão, localizada na entrada da feira, recebeu flores e bênção de um padre. Em seguida, uma missa foi realizada para Luiz Gonzaga e sua padroeira Santa Luzia. O arrasta-pé, no melhor estilo do sanfoneiro, só começou às 11h. Foram apresentados diversos ritmos nordestinos, como o baião, xote, xaxado, maracatu e o samba de coco.

“Luiz Gonzaga é o verdadeiro rei da música brasileira, ele canta o Brasil puro, o ritmo original do nosso País”, afirma Carlos Marabá, diretor cultural da Feira de São Cristóvão.

No fim da tarde, a festa acabou na feira, mas continuou na Praça Tiradentes até a noite. As homenagens se estenderão no Carnaval do Rio de 2012. A escola de samba ‘Unidos da Tijuca’ terá o ‘Rei do Baião’ como seu enredo, além do Salgueiro, que contará na Avenida a história do cordel.

“O Rio de Janeiro é a cidade que mais se parece com o Nordeste, por essa razão que a cultura nordestina permanece viva aqui”, comenta Gilberto Teixeira, diretor de marketing da Feira de São Cristóvão.

Luiz Gonzaga entrou para a história do Brasil com a popularidade da composição ‘Asa Branca’.

fonte: o dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário