quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

[Leia] Centenário de Luiz Gonzaga é lembrado com Muito Baião.


Temas como seca e religiosidade eram frequentes no trabalho de Gonzagão. (Foto: Banco de Dados)
Temas como seca e religiosidade eram frequentes no trabalho de Gonzagão.
No dia 13 de dezembro de 1912, nascia um dos maiores nomes da música popular brasileira. O pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento ficou imortalizado na história como o Rei do Baião.

O cantor e sanfoneiro foi responsável por popularizar o forró no Brasil. Cantando sucessos como Asa Branca e O xote das meninas, Luis Gonzaga retratou a vida do nordestino em suas letras. Temas como seca e religiosidade eram frequentes no trabalho de Gonzagão.



A influência de Luiz Gonzaga na cultura brasileira é tão grande que, em 2005, o presidente Luis Inácio Lula da Silva instituiu o Dia Nacional do Forró em homenagem ao nascimento do cantor. Desde então, todos anos são realizados eventos para marcar a data.


Em Fortaleza, a data é comemorada pela primeira vez este ano. O Dia Muncipal do Forró foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Em entrevista à Rádio O POVO/CBN, o maestro Rodolfo Forte falou sobre a importância de Luiz Gonzaga para o cenário musical. “(Ele) abriu o caminho para que os outros músicos pudessem exercer sua profissão”.


Ouça a entrevista


Centenário


No ano do centenário de Luiz Gonzaga, a escola de samba carioca Unidos da Tijuca contará a história do Rei do Baião ao longo da Marquês de Sapucaí. O trabalho da escola é assinado pelo carnavalesco Paulo Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário