sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

[Leia] O canto missionário de Geraldo Azevedo,com as coisas do Nordeste


image
Geraldo Azevedo mergulhou nas águas do Rio São Francisco e emergiu pleno de desejo de homenageá-las amorosamente. Nasciam o CD e o DVD Salve São Francisco (Biscoito Fino), uma quase opereta feita de colagens sonoras e imagéticas que reproduzem o significado do rio para os ribeirinhos e para quem sente dele emanar a força caudalosa que corre em seu leito.
Tem história o São Francisco que Geraldinho carrega na alma nordestina. Rio cujas águas banham e integram parte de um Brasil preocupado com sua situação atual. Mas que se irmanou no sonho de fazer do rio vital a sua companhia eterna.
Para tanto, Azevedo reuniu um grande time de intérpretes. Djavan, Dominguinhos, Geraldo Amaral, Marcia Porto, Fernanda Takai, Roberto Mendes, Alceu Valença, Maria Bethânia, Moraes Moreira, Ivete Sangalo e Vavá Cunha se uniram a ele para entoar loas ao rio pelo qual tanto se teme o futuro.
O CD Salve São Francisco tem doze faixas: duas de G.A. com Carlos Fernando, duas com Clóvis Nunes, duas com Geraldo Amaral, uma com Moraes Moreira, uma com Capinan e outra com Galvão (e aí, com melodias lancinantes, o talento de Geraldo se sobressai), além de uma só de Geraldo Amaral, outra de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, outra de Caetano Veloso e outra de Vavá Cunha.
Os letristas, por sua vez, buscam demonstrar o respeito e a preocupação com o futuro do São Francisco, o que resulta num manifesto musical de extrema força política, ainda que isso possa não ter sido cogitado inicialmente.
Os arranjos, a maioria do próprio Geraldo em conjunto com Robertinho de Recife, dão às músicas roupagem festiva ou trágica, dependendo da leveza ou da dramaticidade de cada uma.
fonte:Newspaper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário