sábado, 14 de janeiro de 2012

[Leia] 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA,DO NORDESTE PARA O MUNDO


Sua majestade, o Velho Lua, o Bico de Aço, embaixador do sertão, um homem chamado Pernambuco, Luiz Gonzaga
Sua majestade, o Velho Lua, embaixador do sertão.

O palco do Auditório Ibirapuera recebe nos próximos dias 21 e 22 de janeiro o show-tributo Danado de Bom, que comemora o centenário do Rei do Baião e inventor do forró como conhecemos hoje, Luiz Gonzaga. Nascido na alvorada do século XX na então recém-fundada vila de Exu (hoje município do sertão pernambucano com cerca de 30 mil habitantes), o Velho Lua marcou para sempre a história da música brasileira levando o mais popular ritmo nordestino para as plateias de todo o Brasil.
Nos dois dias, mais de 20 artistas homenageiam os 100 anos do Bico de Aço. Estarão no palco Bruno Morais, Lulina, Pipo PegoraroDan Nakagawa, Bruno Batista, Clube do BalançoNereuJuliana Perdigão, Flu, Juliana R, Dudu Tsuda, Samuca e Ricardo Herz, Saulo Duarte e a UnidadeBlubell,Nina BeckerTulipa RuizPasso Torto, PélicoThiago França e o sobrinho de Luiz Gonzaga, Joquinha Gonzaga.
Em 1947, com 35 anos, o embaixador do sertão entrou de vez para a história ao gravar o hino "Asa Branca", parceria com Humberto Teixeira. Antes disso, passou dez anos como soldado do exército brasileiro, onde atuava como corneteiro. Gonzagão morreu aos 76 anos de parada cardíaca no Hospital Santa Joana, em Recife, no ano de 1989.
“O objetivo é manter a obra de Luiz Gonzaga revitalizada.Teremos um trio instrumental de forró esquentando a entrada do público, na parte externa e, no final todos os artistas devem sair cantando pela platéia até transformar o foyer num grande forró acústico”, comenta Mauricio Tagliari, diretor artístico do show, que tem o apoio do Itaú Cultural, da editora Trip, e da rádio Eldorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário