sábado, 7 de janeiro de 2012

[Leia] Homenageados do carnaval 2012 do Recife declaram amor ao frevo


O carnaval 2012 do Recife vai homenagear dois artistas de Pernambuco: o cantor Alceu Valença e o pintor Zé Cláudio. Esse último, nascido em Ipojuca, há 79 anos, é avesso a aparições públicas. Prefere permanecer no seu universo de tintas, papéis e paisagens. Já aquele primeiro saiu de São Bento do Una e virou a cara da folia pernambucana, levando aos palcos a poesia em forma de frevo, ciranda e maracatu.
Alceu vestido de conde Maurício de Nassau no canrval de 2006 (Foto: Divulgação)
Alceu Valença vestido de conde Maurício de Nassau
em 2006 (Foto: Divulgação)
Aos 65 anos, em 2012 Alceu já decidiu que vai se fantasiar do louco cavaleiro Dom Quixote de La Mancha para travar, mais uma vez, no reinado de Momo, uma batalha inglória: valorização da cultura local.
A ideia de vestir-se igual ao personagem da principal obra de Miguel de Cervantes surgiu quando Alceu deixou a barbicha crescer e começou a ser confundido com um espanhol. “Vai ver sou mesmo um espanhol de Valencia”, brinca. O tom fica sério ao justificar a escolha da fantasia. “Eu luto contra o moinho dos jabás, dos cartéis. É uma luta inglória, mas gloriosa enquanto luta. Pernambuco precisa se voltar para as suas tradições, não ser subserviente ao Sul. A gente não pode ficar calado”, disse.

E se o assunto é frevo, ele não para mesmo de falar, pois é inconformado com a falta de renovação no cenário. “Sabe por que o frevo não se renova? É que mesmo dentro de uma cultura tão rica, as coisas quase sempre acontecem de maneira oportunista. Agora, no centenário de Luiz Gonzaga, vai aparecer um bocado de gente se aproveitando para fazer homenagens, gente que não tem nada a ver com ele, fazendo arte sem sentimento, nem verdade. Arte não é entretenimento”, esbraveja.

O cantor vai gravar um DVD para lembrar o Rei do Baião. O repertório, com músicas de sua autoria, está montado e o projeto foi batizado de “Lua e eu”, em referência ao apelido de Gonzagão. Vale ressaltar que Alceu já tem dois discos dedicados ao mestre. A expetativa é que a gravação seja realizada ainda em 2012.

fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário