terça-feira, 17 de janeiro de 2012

[Leia] O centenário do Rei do Baião, e Cultura do Nordeste em 2012


Apesar da data ainda distante, as comemorações do centenário do Rei do Baião começam a despontar no calendário de 2012.
Dando início, o Auditório Ibirapuera apresenta no próximo final de semana o espetáculo Danado de Bom – 100 anos de Luiz Gonzaga, que reúne novos nomes da música popular brasileira em releituras dos clássicos do mestre Lua.
O projeto, parceria da Ybmusic com o Canal Brasil busca “manter a obra de Luiz Gonzaga revitalizada”nas palavras de Mauricio Tagliari, diretor artístico do show. Além de transmissão ao vivo pela internet, os shows serão registrados para um especial no Canal Brasil e em versões em DVD e Blu-ray. O projeto ganhará, ainda, um disco gravado em estúdio.
Para aquecer o público, um trio pé-de-serra ficará responsável pela recepção na parte externa do Auditório. No espetáculo, aproximadamente 50 músicos estarão envolvidos nos 20 números musicais apresentados. E, para o final, a promessa de Mauricio é de que os artistas saiam “cantando pela platéia até transformar o foyer num grande forró acústico”.
O elenco, que conta com nomes como Tulipa RuizNina Becker e Pélico, tem qualidade indiscutível. Fica a expectativa de que os expoentes da música brasileira traduzam a obra do Rei do Baião com a excelência que ela merece.

de pai pra filho 2 O centenário do Rei do BaiãoDivulgação


Outro evento comemorativo programado para este ano é o lançamento do longa Gonzaga – de Pai para FilhoApós seis anos de preparação, a cinebiografia de Luiz, dirigida por Breno Silveira (2 Filhos de Francisco), teve suas filmagens iniciadas no Marco Zero, em Recife, em dezembro de 2011, aproveitando a realização de um show em homenagem ao Rei do Baião.
O filme tratará do relacionamento, por vezes complicado, de Luiz Gonzaga com seu filho Gonzaguinha. O sanfoneiro paulista Chambinho do Acordeon (Nivaldo Expedido de Carvalho) foi selecionado entre 5000 candidatos para viver Gonzaga dos 30 aos 50 anos. O longa ainda trará Julio Andrade como Gonzaguinha e Nanda Costa como sua mãe, Odaléia.
Exu – cidade natal de Luiz Gonzaga -, Rio de Janeiro e a Serra do Araripe estão entre as locações selecionadas para o restante das filmagens, que devem ser reiniciadas no próximo mês. A data de lançamento ainda não foi definida, mas a previsão é para o segundo semestre de 2012.

Um comentário:

  1. estamos em holywood nesta semana e conversamos com produtora de festival de filmes em los angeles e podemos muito bem ver a possibilidade de lançar este filme aqui no holywood brasil film festival para promover o luiz gonzaga e o estado do pernambuco do rei do baiao e sua eterna asa branca

    ResponderExcluir